Jan
31

Precisamos conversar sobre gentileza nas relações comerciais

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Marcelo Caetano
30 de janeiro de 2017 - 18:07

Precisamos-conversar-sobre-gentileza-nas-relacoes-comerciais-televendas-cobranca

Por: Marcelo Caetano

Hoje não estou aqui para falar sobre gestão em vendas ou liderança. Vamos deixar os indicadores de lado por um instante e conversar sobre um assunto que, infelizmente, não repercute nas redes sociais – e muito menos nas corporações.

Quero falar com você sobre gentileza. Sobre a maneira como nos relacionamos dentro do ambiente profissional, seja com líderes, subordinados, parceiros ou clientes.

A gentileza está em falta no mercado

Dia desses cheguei em um shopping, desci do carro e vi uma senhora carregando uma caixa de uma loja importante. A caixa não era imensa, mas claramente ela estava desconfortável carregando-a. De imediato, pensei que ela não deveria estar fazendo aquilo.

Mais tarde, passei em frente à tal loja e vi alguns vendedores em pé, conversando, esperando o próximo cliente. Será que nenhum deles poderia ter ajudado a pobre senhora?

Talvez no seu manual de treinamento não exista a palavra gentileza. Talvez os gerentes daquela loja achem que a obrigação dos vendedores termina quando o cliente passa o cartão. Se acompanhar uma senhora até o carro não faz parte do escopo de trabalho, por que eles deveriam se importar?

Espero que você e sua equipe não pensem assim

Faça uma autorreflexão: de que maneira você pode se relacionar de maneira diferente para que as pessoas não percebam apenas a sua eficiência, mas o quanto você é gentil? O mundo não precisa apenas de eficiência, mas de gentileza. De que forma você pode contribuir para relações comerciais mais respeitosas?

Por fim, quero aproveitar para contar uma história que ouvi recentemente e muito me emocionou.

Um menino foi até uma farmácia comprar um simples sabonete e causou grande surpresa no atendente quando pediu para que ele fosse embrulhado em um belo papel de presente.

Afinal, por que motivo ele queria embrulhar algo tão banal? Convido-o a assistir ao vídeo e ver como essa história termina.

E você, já fez alguma gentileza hoje?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: