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23 de janeiro de 2017 - 18:09

Marketing-e-mail-marketing-caso-de-amor-e-ódio-entre-empresas-e-clientes-televendas-cobranca

Por: Heloisa Figueira

Diariamente, ao abrir a sua caixa de e-mails, você encontra inúmeras publicidades de diferentes empresas, que estão em busca de chamar a sua atenção pelos seus produtos, serviços e promoções. Com tanta concorrência e um volume as vezes exagerado de mensagens, essa importante ferramenta de marketing acaba se tornando responsável por um caso de amor e ódio entre os clientes e as empresas.

O e-mail marketing é uma ótima maneira de disseminar informações, atrair e criar relacionamentos com os clientes, além disso, é uma forma rápida, de baixo custo e que pode ser utilizada por negócios de diferentes segmentos.

Por se tratar de um canal com menor investimento, muitas empresas não se preocupam com o excesso de mensagens enviadas. Justamente por não mexer tanto no orçamento de comunicação, as corporações devem investir parte da verba destinada aos e-mails marketing em análises sólidas e estratégicas, o que resultaria em um menor número de envios, porém, com retornos mais significativos do que for enviado ao consumidor.

Os clientes gostam da praticidade de receber informações de seu interesse via e-mail ou qualquer outra mídia, porém, o processo de engajamento para que ele não acione o temido “opt-out” é longo e precisa de um planejamento estratégico bem definido pelas empresas, baseado no comportamento e nas preferências de seu público-alvo.

Separamos algumas dicas importantes para o seu negócio manter bom relacionamento com os clientes através do e-mail marketing, gerando melhores conversões para sua empresa e indo de encontro com as necessidades de seus clientes.

Efetividade comprovada, então, invista!

Com a expansão das redes sociais, muitos colocaram em xeque a efetividade dos e-mails marketing. No entanto, esse segmento de marketing direto só vem crescendo e promovendo ótimos resultados, quando utilizado pelas empresas de forma planejada.

De acordo com pesquisa realizada pela ChannelPreferencesSurve, o e-mail marketing é o canal de relacionamento utilizado com mais frequência em todo o universo digital, sendo que 91% das pessoas pesquisadas afirmaram olhar seus e-mails diariamente e 7% delas conferem as mensagens antes mesmo de tomar o café da manhã.

Já a análise produzida pela McKinsey&Company constatou que o e-mail marketing é mais eficaz que a união entre as redes sociais Facebook e Twitter, sendo até 40 vezes mais efetivo. Ainda de acordo com a pesquisa, a velocidade para se decidir uma compra via e-mail marketing, em comparação as redes sociais, é três vezes maior.

Construa uma relação com seu cliente

Antes de enviar um e-mail marketing, é preciso pensar em estratégias que levarão o seu cliente a interagir com a mensagem, focando nas especificidades dos usuários e em suas expectativas. É preciso ter claro que o retorno dos e-mails marketing não são imediatos, porém, construir um relacionamento com o cliente, usando dados e históricos para planejar futuras campanhas, é a chave para uma relação duradoura.

As metas comerciais da empresa devem permear o planejamento dos e-mails marketing, mas para obter bons resultados nas campanhas, é preciso manter um equilíbrio entre os objetivos da corporação com as necessidades e preferências do seu target.

Ações estratégicas

Para ações promocionais, sejam elas online ou off-line, é importante trabalhar com metas bem definidas. Primeiro, pense, pesquise e planeje o que é relevante para sua campanha. Depois, para não errar a mão e disparar centenas de e-mails, se pergunte se há uma informação atualizada que o seu público precisa saber ou um anúncio especial como ofertas ou benefícios. Caso não haja informações que você julgue necessárias para os seus clientes, então, é hora de controlar o envio e focar nos assuntos que realmente trazem significado para sua marca e para seu cliente.

Além disso, o e-mail marketing é uma ferramenta que possibilita trabalhar com várias estratégias de relacionamento e engajamento a longo prazo. Um exemplo disso são os e-mails transacionais, que servem como uma espécie de autor resposta do sistema para uma ação ou transação realizada. É possível, desta maneira, criar um canal de comunicação direto e efetivo com seus clientes e leitores, enviando um e-mail específico e personalizado para interagir com cada ação tomada por eles em seu site.

Atraia os clientes também pelo conteúdo

Dentro dos principais objetivos do e-mail marketing podemos mencionar a atratividade de um maior tráfego para seu site ou blog. E um dos fatores que mais influência essa ação é a qualidade na produção de conteúdo.

Além de apresentar facilidades na compra ou benefícios de seus produtos ou serviços, é interessante oferecer ao cliente informativos via e-mail com novas opções de conteúdo, que abordem assuntos conectados a sua área de atuação, mas que também tragam conhecimento, dicas ou curiosidades para seu público.

Assim como o conteúdo é parte essencial no engajamento de clientes, manter a uniformidade, clareza e a identidade da marca nas ações virtuais tende a passar mais confiança e segurança ao público, que acabam interagindo melhor com as suas campanhas.

Analise os resultados com frequência

E depois de um árduo planejamento das ações de e-mail marketing, é preciso analisar o quão efetivo foi esse trabalho. Por isso, é imprescindível verificar o retorno sobre o investimento no e-mail marketing, além da comparação dos resultados ao longo do tempo, para entender quais campanhas renderam melhores resultados e vendas.

Calcular o ROI também permite que a empresa entenda seus clientes e o comportamento de compra deles, identificando quais produtos e serviços mais vendem e são mais populares entre os consumidores que compram a partir das campanhas de e-mail marketing.

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