Conheça seis dicas para começar a vender em um grande e-commerce
Qualquer empreendedor pode vender no e-commerce dos grandes varejistas do país como Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas.com, Submarino, entre outros.
Isso só é possível por causa do conceito de marketplace, uma espécie de serviço de e-commerce que funciona dentro de outro comércio eletrônico.
A grande vantagem de utilizar essa nova modalidade é poder usufruir da visibilidade dos grandes varejistas e assim aumentar as vendas em escala nacional, conquistar e reter novos clientes. Além disso, ao ingressar nos marketplaces, torna-se desnecessário para o micro e pequeno empresário desenvolver e manter uma loja virtual própria.
Mas, engana-se quem pensa que basta apenas se associar a um marketplace e conquistar o sucesso nas vendas. Tiago Dalvi, CEO da Olist, plataforma de serviços online que conecta micro e pequenos empreendedores a grandes varejistas, destaca que algumas características são fundamentais para começar a vender nos maiores marketplaces nacionais e internacionais. São elas:
Destaque seus produtos – O primeiro passo para vender em um marketplace é escolher o que destacar nos anúncios principais. Prefira dar ênfase para aquelas mercadorias que são um diferencial no seu negócio, como as exclusivas, por exemplo. Outra boa pedida são os anúncios de kits e de pacotes ou os produtos que vêm acompanhados de brindes.
Capriche nas imagens – Apresentar uma imagem ou uma montagem com um aspecto mais profissional do que o seu concorrente faz diferença para o usuário na hora de escolher com quem ele fechará o negócio. Portanto, dedique tempo para essa atividade, tendo em vista que será a única ligação entre o produto oferecido e o cliente, a princípio.
Seja detalhista – A descrição do seu anuncio é outro fator que exige bastante dedicação do gestor do e-commerce. O texto que acompanha a foto do seu produto precisa mexer com os sentidos do usuário e provocar emoções, ou seja, ser o mais convincente possível sem soar apelativo.
Tome cuidado com os preços dos produtos – No marketplace existe uma grande variedade de produtos do mesmo segmento. Portanto, o consumidor visa não só aquela mercadoria que possui mais valor agregado em um marketplace, mas também aquela que oferecerá mais vantagens financeiras. Por isso, além de trabalhar com as ferramentas de precificação, tendo em vista os seus custos fixos e variados, fique sempre de olho no que a concorrência tem praticado.
Encante o cliente – A maioria dos marketplaces limita o contato do empreendedor com o usuário. Mas se não for este o caso, busque encantar o consumidor. Capriche nas landing pages, nos e-mails marketing e também nos “mimos” oferecidos aos compradores, como cupons de descontos para a próxima compra ou atentando-se ao relacionamento que está sendo criado ali, encaminhando ofertas relacionadas a compras anteriores, a promoções de aniversário ou fretes gratuitos.
Respeite o prazo de entrega – Prazos de entrega, qualidade dos produtos e atendimento pré e pós-venda, são aspectos que podem gerar reclamações dos clientes e devem ser muito bem administrados. Portanto, respeite o prazo de entrega e faça o possível para não ter seu produto citado negativamente. Construir uma reputação positiva leva tempo e deve ser feito diariamente.
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