Por: Aldir Lemos
A quase uma década trabalhando em call center já pude participar e presenciar uma séria de mudanças de mercado, inovações de controle e tecnológicas mas, algo que não mudou ainda e se tornou um câncer para qualquer call center: O Absenteísmo, tal nome que assusta todos do ramo.
Nestes últimos anos já vivenciei várias ações, pesquisas de clima, etc… para que encontrássemos a equação desse problemas, porém, nenhuma solução pronta foi achada.
Podemos sim analisar e identificar o famoso Pareto ( 80/20 ), para saber ONDE atuar, mas o que faz a diferença para um gestor é a proximidade e a reciprocidade com que se faz a gestão da equipe, fazendo com que cada colaborador se sinta acolhido e parte integrante de um propósito seja ele qual for.
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Eu creio que o ABS é resultado principalmente do estresse sofrido dentro do ambiente de trabalho, pois sempre que posso, solicito folga via banco de horas, para que assim, possa eu, descansar e no próximo dia trabalhar com a eficiência típica.