Por: Anderson Wenningkamp
O pós-venda tem um objetivo principal de atendimento ao cliente e fidelização. Deve ser considerado tão importante quanto a venda em si, ou mais em alguns casos.
Cuide sempre da expectativa inicial
Quando conquistamos um cliente ou mesmo em um namoro, a fase inicial é cheia de expectativas. Por isso mesmo merece um cuidado especial e atenção no decorrer para que essa satisfação não tenha uma queda brusca e contínua. É normal em uma relação que a expectativa seja sempre maior e no andamento do projeto, da entrega ou na prestação de serviços que ocorram problemas ou mesmo que a realidade exclua as fantasias e deixe a expectativa no nível normal.
A queda em quase maioria das vezes ocorre isso é fato, e temos que trabalhar isso para que a satisfação volte ao aceitável de maneira rápida e pelo menos se mantenha ou cresça aos poucos.
Entregue sempre mais do que o acordado e surpreenda o cliente
Aqui está um segredo que poucas empresas contam ou conseguem fazer. Entregar a mais, seja para encantar o cliente ou para surpreender! Principalmente se você trabalha com serviço, que não é tangível, é importante manter uma constante validação das entregas no que foi combinado e principalmente mostrar o que foi feito a mais, somente assim o cliente pode dizer que foi satisfatório ou que precisa renovar.
Assuma os problemas e resolva imediatamente
Como citamos na expectativa inicial, problemas ocorrem, e ninguém escapa disso, ainda mais em tecnologia ou produtos. Porém, em pesquisas, 70% dos clientes afirmam que se ocorrer problemas e eles forem resolvidos de maneira rápida, continuam a fazer negócio com a empresa.
Preveja possíveis problemas
Prevenir é melhor que remediar! Mas quem ou quais empresas efetivamente trabalham os eventos futuros e potenciais problemas que os clientes podem vir a enfrentar? Essa é uma questão importante do negócio, ser proativo e ir ao encontro do cliente antes que o problema ocorra. Ninguém gosta de surpresas ruins, muito menos você.
A sua política de relacionamento será seu guia!
O funcionário da sua empresa é um cliente, e muitas vezes nós não vemos isso como realidade, até que a insatisfação dele passe de alguma maneira para o cliente ou ainda que alguma ação problemática dele resulte em um problema.
Por isso é necessário que as empresas e os departamentos de RH criem políticas e programas de endomarketing, que valorizem os funcionários e boas ações dentro das empresas. Isso reflete diretamente para seu cliente!
Com essas dicas esperamos que sua empresa pense a respeito de uma política ou filosofia de satisfação para o cliente interno e externo, buscando melhores resultados e uma satisfação além da venda (pós-venda) porque a felicidade começa dentro de casa e o maior resultado disso tudo aparece diretamente no financeiro da empresa.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.