Jul
25

Tecnologia ‘analisa’ o consumidor

por: Afonso Bazolli
fonte: Valor Econômico
24 de julho de 2016 - 14:10

Tecnologia-analisa-o-consumidor-televendas-cobranca

Por:Jacilio Saraiva

Novas tecnologias criadas para o varejo identificam clientes que entram nas lojas, mandam promoções personalizadas via celular e até analisam o sorriso do consumidor depois do atendimento. A ideia dos desenvolvedores de pequeno porte é oferecer soluções de baixo custo que possam aumentar o fluxo de compradores nos pontos de venda, além de conhecer melhor perfis de consumo. Há opções a partir de R$ 100 mensais.

A Hanzo oferece uma plataforma que pretende atrair o consumidor para as lojas, por meio do celular. Segundo o CEO Federico PisaniMassamormile, é possível usar mensagens de texto (SMS) ou redes sociais para disparar programas de fidelidade e ações promocionais segmentadas. “Podemos enviar um cupom de desconto para um cliente que está na frente de uma gôndola de supermercado ou avisar o vendedor que um determinado usuário entrou na loja, informando suas preferências e histórico de compras”, diz. “Os comerciantes podem aumentar o número de visitantes, o valor do tíquete médio e ainda conhecer melhor os gostos dos consumidores.”

Mesmo com a recessão, o executivo garante que é alta a expectativa de venda da solução. “O plano é triplicar o faturamento com essa linha de negócios”, diz, sem revelar números. Entre lojistas, a Hanzo acumula nove clientes que somam 494 pontos de venda.

O preço da solução varia de acordo com as funções escolhidas e o número de lojas cobertas. Para se ter uma ideia, em redes de franquias, o custo varia de R$ 100 a R$ 150, por unidade, ao mês.

Na KiiK, a oferta é um aplicativo que funciona como uma carteira eletrônica, para realizar pagamentos em bares e restaurantes. O sistema captura um QR Code por meio da câmera do celular e paga as contas com um cartão de crédito previamente cadastrado. Está disponível em cerca de 100 estabelecimentos, em São Paulo, Fortaleza (CE) e Goiânia (GO) para cinco mil usuários ativos, segundo Alex Barbirato, um dos fundadores da companhia.

A ferramenta também auxilia o consumidor na busca dos locais indicados pela KiiK e envia notificações sobre o andamento da fila de espera nos restaurantes. “Graças às interações dos clientes, os empresários também podem medir o nível de satisfação do público e criar campanhas personalizadas”, diz. O aplicativo é grátis para usuários da Apple Store e Google Play. Já os estabelecimentos pagam uma taxa de acordo com os valores transacionados.

Se a intenção do comerciante é analisar o comportamento do consumidor na loja, a Seed, criada no ano passado, desenvolveu uma solução baseada em câmeras e sensores que reconhecem as prateleiras mais visitadas e o fluxo de compradores. É possível observar características dos clientes, como sexo e faixa etária, e gerar análises sobre hábitos de consumo.

“O sistema também avalia a equipe de vendas, por meio da taxa de conversão ou do número de pessoas que saem da loja sem comprar”, diz o CEO Francisco Forbes. É possível ainda identificar o tempo médio de permanência nas filas dos caixas ou a expressão de satisfação do cliente, depois da compra. “Observamos se ele sorriu ao se despedir do atendente.” A solução já foi adotada em 800 pontos de venda e custa R$ 300 mensais.

Este ano, a expectativa da Seed é mais do que dobrar o faturamento, que alcançou R$ 1,1 milhão, e chegar a três mil lojas. A maioria dos clientes é de grupos varejistas com mais de 20 unidades, como Arezzo e Camisaria Colombo, além de shopping centers, como o SP Market, em São Paulo.

Fernando de Arteaga, sócio-fundador da Movecash, preferiu desenvolver uma ferramenta para facilitar o recebimento de contas dos empreendedores autônomos. “Com o celular, o usuário envia um boleto para o e-mail do cliente e, quando o documento é compensado, o dinheiro é disponibilizado para o vendedor em um cartão pré-pago da Mastercard “, explica.

Ele pretende conquistar cerca de três mil clientes, em um ano. A intenção, explica, é atrair profissionais liberais sem conta em banco ou com restrições de crédito. O serviço pode ser contratado por R$ 14,90, mais R$ 2,50 por boleto compensado. A Movecash também criou um aplicativo de celular para gestão de vendas e estoque.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: