Me peguei vendendo produtos – automaticamente e gratuitamente – de uma empresa em quesou apenas cliente. O que nos leva a fazer isso e que pode levar o seu cliente a fazer o mesmopor você?
Por: Rafael Recidive
Há poucos dias eu estava conversando sobre negócios com um amigo, estudante de administração, e quando percebi já fazia pelo menos dez minutos que eu estava elogiando um tradicional restaurante da minha cidade. Cheguei até a dizer: “vai lá e consuma o que quiser, se não ficar satisfeito eu te dou o seu dinheiro de volta.” E olha que o posicionamento (aquilo que marca e identifica o negócio) do local com certeza não é o preço baixo.
Foi aí que eu percebi a que nível eu tinha chegado e até senti a necessidade de informá-lo que não estava ganhando nada para indicar esse restaurante.
De fato eu não ganho nada para indicar o restaurante, nem sequer conheço o dono do estabelecimento.
Isso me fez questionar o que me levou a fazer essa propaganda automática e gratuita para uma empresa, sendo eu apenas mais um cliente desconhecido que frequenta eventualmente o negócio.
Eu queria trazer isso para o meu negócio. Imagino que todo empresário quer ter clientes vendedores. Em marketing podemos dar a isso o nome de prova, ou prova social.
Quando precisamos de um médico, normalmente confiamos e tendemos a ir naquele que algum conhecido nos indica. O mesmo vale para outros tipos de negócio. Se vamos a um restaurante, provavelmente o que tem mais pessoas será naturalmente mais atraente, já que aquelas pessoas tendem a indicar que ali é um bom lugar.
Foi aí que cheguei à conclusão dos motivos que podem fazer os seus clientes venderem o seu produto para você (e de graça):
- Qualidade do atendimento: já fui dezenas de vezes ao mesmo restaurante. Em todas as vezes fui bem atendido e nunca tive problemas relacionados ao atendimento;
- Qualidade dos produtos: os pratos servidos no restaurante sempre me dão água na boca e um gostinho de “quero mais” quando lembro da última experiência que tive lá. Isso é tão interessante que alguns pratos levam 50 minutos pra sair. Mesmo assim conseguimos esperar satisfeitos porque sabemos o resultado;
- Ambiente agradável: o ambiente é super agradável. Não há problemas nem na temperatura e nem há ruídos exagerados, que atrapalham uma boa conversa.
Ao final da experiência você paga a conta satisfeito e sai do local com a certeza de que voltará em breve. De quebra, ainda vende o produto do lugar naturalmente e sem ganhar comissão pra isso.
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