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Como aparecer no radar dos recrutadores

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: LinkedIn
12 de julho de 2016 - 18:00

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Por: Tamara Camargo

Não seria bom se os recrutadores ligassem regularmente para ver se você está interessado em uma entrevista de emprego? Aqui estão alguns passos que pode tomar para fazer essa fantasia se tornar realidade:

1. Consiga grande visibilidade em seu setor.

Faça palestras em conferências. Você pode não receber pagamento em dinheiro, mas vai ser notado. E como não vai ser pago, conseguir falar em uma conferência na verdade não é tão difícil. Palestrantes são notados não somente pela audiência, mas também pela imprensa. E a melhor maneira de conseguir seu nome no jornal é dizendo algo inteligente a um jornalista que possa citá-lo.

2. Envie um currículo a recrutadores que possam usar.

Torne-se um especialista. Uma vez fui almoçar com uma recrutadora. Ela passou toda a refeição me fazendo perguntas sobre mim e então disse: “Você precisa dizer a sua especialidade de cara. Generalistas não ajudam os recrutadores.” Eu não tomei o seu conselho. Na época, tinha medo de me especializar – pensei que eu ia perder oportunidades.

Pesquisas mostram que depois de cinco ou seis anos, você vai mover-se mais rápido em sua carreira se estabelecer-se como um especialista. Isso faz sentido, porque um recrutador tem que vendê-lo para o seu cliente em uma frase. Por exemplo, a General Motors: esse cara é uma estrela da gestão ou um gênio publicitário que pode levar uma marca ao topo.

Além disso, crie um currículo ideal com palavras-chave. Ninguém quer imaginar que a sua carreira está dependente de algum computador. Mas a realidade é que os recrutadores gerenciam grandes pilhas de currículos de qualidade com estas pesquisas. Então, escreva um currículo que inclua as palavras-chave com as quais você deseja ser identificado.

3. Diga a coisa certa.

Você nunca sabe onde vai encontrar com um recrutador. Talvez esteja sentado ao seu lado em um avião ou talvez você receba um telefonema no meio do seu dia mais movimentado no trabalho. Você tem que estar pronto para falar a qualquer momento.

Então, tenha o seu discurso de venda sobre si mesmo pronto e se concentre nas realizações. Quando um recrutador perguntar: “O que você tem feito?” ele está farejando, procurando por astros e não apenas por pessoas que fazem um bom trabalho. Portanto, não entedie o recrutador listando tarefas inexpressivas.

Além disso, esteja preparado para falar sobre o que você está procurando. Se você não pode responder a essa pergunta, um recrutador não pode determinar se você é o que ele procura.

Você só tem uma oportunidade de fazer uma primeira impressão e todo mundo acha que é olho no olho, mas é mais provável que seja no telefone.

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