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Como começar o ano vendendo mais?

por: Afonso Bazolli
fonte: Piattino
31 de janeiro de 2016 - 14:07

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Independente do período do ano, vender mais sempre é uma boa. Mas começar o ano bem em vendas vai muito além de colocar novos clientes para dentro.

Em um mundo onde é imperativo estar fazendo várias atividades como forma de gerar valor, é muito fácil se perder no ruído de diversas informações e tarefas. Mas é o período entre o Natal e o início do ano que se torna o momento para muitas pessoas desacelerarem e refletirem como foi o ano que se passou.

Você já fez uma reflexão parecida sobre a área de marketing e vendas dentro de sua empresa. Caso já tenha feito, esse artigo vai ajudar você em seu brainstorm. Caso contrário, ele servirá como um primeiro passo para gerar melhorias futuras.

Quando dizemos que vender mais vai muito além de adquirir novos clientes, queremos  dizer que existe uma série de atividades que não estão diretamente ligadas à atividade de vender em si, mas que têm um impacto imenso na forma como seu processo (ou, infelizmente a ausência dele) é aplicado.

Esse não é o tipo de texto que vai aconselhar você a ser afoito atrás de vendas no início do ano. Muito menos um texto que te incita a ser um Hard Worker. Essa é uma péssima proposição de comportamento que tem sido feita para, principalmente, a área de vendas.

Não que queremos incentivar a preguiça e a mentalidade “venha a nós”, mas trabalhar mais quando a estratégia não está dando certo não faz sentido algum. De que adianta para um soldado dar mais tiros, quando não se tem mira ou uma boa visão?

Outro modus operandi é acreditar que a solução para todos os seus problemas de venda está em uma determinada ferramenta. Mas com um pincel e um quadro você é capaz de fazer arte como Da Vinci?

O próximo ponto que indagamos é a crença de que vender é uma habilidade nata e que top performers nascem assim. A verdade é que, em vendas complexas, vender baseado no feeling acarreta grandes problemas.

Agora, falando um pouco do cenário brasileiro, temos visto que diversas empresas sem um processo de vendas estruturado.

Para esse tipo de empresa é muito comum o cenário a seguir:

Em um mercado em alta com a economia aquecida, essa empresa conseguirá vender o suficiente a ponto de manter a companhia com fluxo de caixa positivo e os sócios satisfeitos com a geração de receita.

Porém o cenário muda a partir do momento que boa parte do fluxo de receita (que chegava através de indicação) seca. O mercado retrai e aquilo que era comum, clientes batendo na porta, agora é raridade.

Se você é um Hard Worker, mas que não está alcançando resultados, o que você precisa é vender com mais inteligência.

Você está vendendo com inteligência quando você tira proveito de boas práticas de vendas.

Além de utilizar da abordagem técnica é possível ser mais assertivo e eficiente em todas as tentativas de vendas.

Agora, como ser eficiente em Marketing e Vendas? É bem simples, você precisar estruturar seus pilares de vendas. E o primeiro passo é?

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