Por: Ricardo Merzvinskas
“Prezada Empresa,
Você não me conhece, mas sou seu cliente há anos. Você me chama pelo nome em algumas cartas e emails, mas fica claro que você não sabe quem eu sou. Eu investi em nossa relação, gastei muito dinheiro com você, mas agora cansei dessa via de mão-única. Vou em busca de uma empresa que queira me conhecer, que goste de mim como eu sou. Por favor não me procure mais.
Seu Cliente”
Isso pode estar ocorrendo todos os dias sem que sua empresa realmente perceba. É sabidamente mais caro conquistar um cliente novo do que manter um cliente existente. E é mais caro ainda reconquistar um cliente perdido.
Hoje em dia já não é tão difícil, do ponto de vista tecnológico, “discutir a relação” com seus clientes através das ferramentas de atendimento e de ferramentas de monitoramento e engajamento em redes sociais. É possível tornar seus clientes “únicos” através de ofertas personalizadas e dirigidas às preferências individuais. E já é possível fazer tudo isso em tempo real e através de qualquer canal (email, chat, telefone, etc)
Mas as ferramentas são só isso: instrumentos para ajudá-lo a construir algo. É preciso que sua empresa tenha uma REAL preocupação em atender bem, em construir relacionamentos sólidos com seus clientes. Assim como nos relacionamentos interpessoais, manter um cliente feliz dá trabalho e custa dinheiro, mas é o caminho para gerar confiança e, de quebra, muitos negócios
Não deixe seu cliente terminar com você.
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