Grande parte das pessoas esperam alcançar uma posição de destaque nas empresas, pois acham que tendo um título ou um cargo maior, o respeito virá também, mas com certeza este é um pensamento totalmente errado.
As pessoas não respeitam o título ou um simples cargo enquanto não respeitarem em primeiro lugar a pessoa. As pessoas valorizam antes de tudo, as características, as ações e as palavras deste líder, isso é o que faz o respeito acontecer.
O caráter do líder, que é desenvolvido no decorrer de sua vida a partir das suas experiências, o seu conhecimento e a sua imagem garantem este respeito tão almejado.
Quando o líder ganha o respeito, suas instruções, suas delegações, suas metas, suas estratégias e suas ideias se tornam muito mais fáceis de serem entendidas, transmitidas, seguidas e implementadas.
As pessoas respeitam o líder quando estão a sua frente, no ambiente profissional ou comercial, mas o nível de respeito mais poderoso, é o respeito na ausência do líder. É o momento de saber o que os outros falam e comentam sobre o líder, o que fazem quando você não está presente.
O líder que obtém da sua equipe apenas o respeito profissional, não conseguirá alcançar das pessoas um desempenho e um nível de dedicação que teria se o respeito deles fosse também pela pessoa.
Ouça o tom de voz e analise a expressão facial dos seus liderados, se você chegar a conclusão que não há sorrisos, que não se empenham como deveriam e que o ambiente é carregado, elas de fato não te respeitam por inteiro, e sim foi exigido que elas o respeitem, isso é um péssimo caminho, pois com certeza tem prazo para acabar.
O segredo para ganhar o respeito das pessoas não está nas palavras, feitos e ações, mas sim na consistência destas palavras, feitos e ações que devem ser baseados em integridade, verdade, ética e olho no olho.
Seus liderados precisam respeitar a pessoa que ocupa o cargo e não o cargo que a pessoa ocupa. Mas se você é daqueles que acham que o respeito vem do cargo, cuidado, você está na beira do abismo.
Olhe para dentro de você, converse com as pessoas que o rodeiam e analise o que elas acham e o que você acha das suas palavras, das suas ações e como anda sua reputação, antes que seja tarde.
Você é um líder que ganhou ou exigiu respeito? Seu líder ganhou o respeito dos seus colaboradores ou ele exigiu? Sua empresa prepara bem os líderes para lidar com esta situação? Você prefere o líder que ganha o respeito ou o que exige?
Um grande abraço a todos!
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