Por: Michelle Aisenberg
Buscar mais especialização e fazer novos cursos é sempre uma estratégia válida para executivos que buscam se destacar no mercado ou crescer dentro da empresa. No entanto, é preciso ficar atento para não transformar algo positivo em um ponto fraco.
Matilde Berna, consultora de transição de carreira e desenvolvimento de talentos da LHH/DBM, afirma que um dos maiores riscos é “colecionar cursos” – a não ser que seja um profissional de uma área técnica, que demanda diversas certificações e treinamentos específicos.
“Isso pode mandar a mensagem errada para os recrutadores, sinalizando que a pessoa não sabe o que quer. É preciso ser seletivo. Se já tem um MBA, cursos de gestão ou estratégia de curta duração no exterior são alternativas interessantes, desde que estejam diretamente ligadas ao seu dia a dia na empresa”, explica.
Escolher sua próxima especialização tendo o custo como o fator principal também não é recomendável. “Se o momento financeiro não é o ideal, prepare-se para poder escolher uma instituição séria e reconhecida no futuro”, sugere Matilde.
Se o objetivo é dar uma guinada na carreira, a especialista recomenda uma pós-graduação ou um mestrado, tendo sempre em mente os fatores idade e tempo no mercado. O mesmo vale para quem tem planos de estudar no exterior. Nesse caso, é essencial avaliar se existe tempo suficiente para fazer uma pausa na carreira, finalizar os estudos e voltar ao mercado.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.