Por: Pedro Ivo Martins
Imagine um shopping do tamanho do Oceano Atlântico. Algumas lojas são grandes, com muitos produtos, placas luminosas na fachada e vários anúncios para trazer visitantes. Outras têm menos recursos para investir, mas ainda assim conseguem atrair consumidores e se destacar nesse imenso centro de compras.
É mais ou menos assim que funciona a internet. Só no Brasil são mais de 2 milhões de sites ativos e o número não pára de crescer. Todos eles enfrentam diariamente o mesmo desafio: aumentar constantemente o tráfego trazendo novas visitas e pessoas que já estiveram ali em algum outro momento.
Para isso, existem algumas técnicas básicas, como marketing de conteúdo, Search Engine Optimization (SEO) e anúncios digitais (Google Adwords, Facebook Ads etc.). Depois de ter este trabalho bem feito, não há maneira mais imediata para aumentar a audiência do que enviar mensagens diretas e personalizadas aos visitantes.
Vamos aos 4 casos, destacando que a ideia aqui é ir além de um envio comum de email de massa. Ao contrário, essas mensagens partem de uma segmentação com base nas características demográficas, sociais e, especialmente, do comportamento online das pessoas. E sempre seguindo os 10 mandamentos do email marketing.
1) Bem vindo: bons motivos para você se apaixonar
A pessoa se logou no seu site, navegou um pouco, mas não converteu? Deseje boas-vindas para começar a criar um relacionamento e ofereça um bom motivo para uma nova visita.
Este email pode ser enviado automaticamente dois dias depois do cadastro inicial, exatamente no horário em que a pessoa entrou pela primeira vez. Vamos usar aqui o caso de um ecommerce de enxovais e produtos para casa:
“Olá [NOME]. Tudo bem?
Ficamos muito felizes com sua visita e queremos ficar mais perto de você. Por isso, envio um cupom de 20% de desconto para você se apaixonar pelas nossos produtos e deixar sua casa ainda mais linda.
Aguardamos sua visita: [ENDEREÇO DO SITE]. Abraço!”
2) Lançamento: novidades para você!
As campanhas de email com as novidades das marcas, geralmente, são enviadas da mesma forma para todas as pessoas da base. A dica aqui é partir de uma segmentação pelo nível de engajamento e a categoria de produtos buscados, com o objetivo de atingir as pessoas certas.
Como exemplo, vamos pensar em uma loja online que vai lançar uma nova linha de tênis masculino de corrida da marca X. Vamos então filtrar na base apenas homens que já visitaram mais de cinco páginas de tênis daquela marca nos últimos 30 dias.
“Olá [NOME]. Tudo bem?
Como você gosta da marca X, quero te mostrar em primeira mão o novo tênis que será lançado no próximo mês. Ele tem uma tecnologia avançada para absorção de impacto. “Corre” aqui no nosso site para ver as 5 opções de cores: [ENDEREÇO DO SITE]
Para terminar, uma ótima notícia: para encomendas feitas até o fim deste mês, o frete é grátis! Te esperamos aqui. Abraço!”
3) Volta, vem viver outra vez ao meu lado…
Valorizar a base de pessoas cadastradas também significa estar atento às “ovelhas desgarradas”. Mensagens de reengajamento são boas geradoras de tráfego se forem bem feitas. O tom neste caso pode ser mais formal ou descontraído, dependendo do perfil do público e da relação que a marca quer manter com essas pessoas.
Como no primeiro caso, é interessante programar os envios automáticos. Ou seja, vamos criar uma mensagem padrão que será mandada sempre que uma pessoa “acionar o gatilho” de estar há mais 30 dias sem visitar o site. E não adianta fazer isso sempre, pois as pessoas podem ficar mal acostumadas…
“Olá [NOME]. Como vai?
Dizem que manter um relacionamento é como ter um pássaro. Se segurar forte, ele sufoca e morre. Se deixar livre, ele voa e vai embora. Mas se você segurar com cuidado, ele se apega e fica para sempre.
Estamos com saudade e, por isso, preparamos um presente especial para você voltar a nos visitar: um cupom de 10% de desconto para qualquer produto da loja. Aguardamos sua visita: [ENDEREÇO DO SITE]
Abraço!”
4) Recuperação de carrinho
Selecionar um produto é um comportamento explícito de que a pessoa o deseja, mas em 81% das vezes no Brasil esse carrinho é abandonado (Ibope E-commerce). Os motivos são vários e as notificações automáticas nesses casos têm resultados impressionantes.
Estamos novamente trabalhando com automação de marketing com gatilhos, pois seria muito difícil escrever cada mensagem de forma personalizada conforme o produto e enviar no momento certo.
“Olá [NOME].
Vimos que você gostou do produto [NOME DO PRODUTO]. Ótima escolha!
Falta muito pouco para ele ser seu. Aproveite e venha finalizar suas compras em nossa loja.
Abraço!”
Em resumo… personalize suas campanhas de email
As mensagens disparadas automaticamente conforme segmentações por características e comportamento online são hoje um recurso avançado no processo de marketing direto, mas a aplicação dessa ferramenta não é algo tão complexo. Por experiência própria, temos usado a plataforma Dito em empresas de todos os portes, com resultados expressivos em termos de conversão.
Continuando com a metáfora do início deste artigo (shopping do tamanho do Oceano Atlântico), precisamos de boas iscas para atrair o tráfego e essas 4 campanhas de email são ótimas formas de colocar essas iscas na boca dos peixes que nos interessam. Sintam-se à vontade para usar essas ideias de emails e, por favor, usem a criatividade para torná-las ainda mais eficientes, medindo sempre suas taxas de abertura, cliques e compras.
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