Apr
19

Brasileiros são os que mais se motivam para treinamentos

por: Afonso Bazolli
fonte: Valor Econômico
18 de abril de 2016 - 18:02

Brasileiros-sao-os-que-mais-se-motivam-para-treinamentos-televendas-cobranca

Por: Letícia Arcoverde

Os profissionais brasileiros são os mais motivados a participar de treinamentos, segundo um estudo da empresa de educação corporativa EF Corporate Solutions com mil executivos seniores da área de desenvolvimento de profissionais em dez países, entre eles o Brasil.

De acordo com a pesquisa, 62% dos respondentes brasileiros consideram que os funcionários na sua empresa estão muito dispostos a participar de cursos e treinamentos, enquanto 35% se dizem “bastante dispostos”. Na média global, 44% se dizem muito motivados. O engajamento dos brasileiros vem, principalmente, da possibilidade de reconhecimento dentro da empresa (57%), seguida pela capacidade de se autodesenvolver (45%).

Para o presidente da EF Corporate Solutions, Peter Burman, isso indica que o uso de recompensas seria uma boa forma de motivar os brasileiros no processo. Já em países como a Rússia, técnicas que fomentem a competição obteriam resultados melhores. “Não há uma fórmula única, principalmente nas multinacionais, com uma força de trabalho global.”

Para 49% dos brasileiros, a responsabilidade de motivar os funcionários a buscar treinamento e desenvolvimento deve ser dos próprios profissionais – menos do que a média global, de 54%. Já para 39%, deve ser uma combinação da disposição dos próprios profissionais com a da empresa.

No geral, 44% dos brasileiros consideram que o pensamento racional é a melhor forma de fazer isso – o que se traduz em clareza por parte da empresa de que a prática vai resultar em novas possibilidades de carreira e aumentos de salário. Entretanto, mais brasileiros dão valor à motivação emocional, que inclui incentivar a curiosidade e o entusiasmo de aprender- mais de um quarto (26%) considera que esse tipo de abordagem é mais capaz de motivar funcionários, ante 19% na média global.

“Há diferenças entre os fatores que motivam funcionários a começar treinamentos e os que mantêm os níveis de motivação altos durante o programa. Quando as empresas entenderem essas complexidades, suas taxas de execução aumentarão”, diz Burman.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

*preenchimento obrigatório
[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: