Nov
30

A Arte de Delegar! – Por Carlos Pires

por: Carlos Pires
em: Gestão
fonte: Redação
29 de novembro de 2015 - 14:05

A-arte-de-delegar-por-carlos-pires-televendas-cobranca

Segundo o dicionário Michaelis delegar é: Transmitir por delegação (poderes); Delegar poderes. Incumbir, investir na faculdade de: Delegara a chefia ao funcionário mais antigo.

E você líder, sabe delegar? Infelizmente a maioria dos líderes que conheço não delega, pois acreditam que só eles são capazes de lidar com determinado tipo de situação, projeto e/ou tarefa. Isso demonstra uma habilidade sofrível na sua liderança e que precisa ser corrigido antes que seja tarde.

Mas por incrível que pareça, esses líderes são as mesmas pessoas que reclamam que estão sobrecarregadas de trabalho e por isso deixam de fazer algumas coisas no tempo prometido e de maneira adequada, sem falar que também reclamam ter pouco tempo para curtir a família.

Quando você se sentir nesta situação, deve se fazer uma pergunta fundamental: Quem mais pode fazer? Você como líder, precisa repassar parte de suas responsabilidades para outros profissionais para que você tenha mais tempo de se concentrar e pensar na parte estratégica do negócio e no desenvolvimento das pessoas, além de organizar seu tempo na vida fora da empresa.

Ao delegar, você vai dar oportunidades às pessoas de conduzir e realizar tarefas, onde com certeza elas vão dar o melhor de si em busca dos resultados esperados para se desenvolverem e ganharem seu espaço dentro da empresa.

Certamente estes colaboradores vão precisar de vez em quando da sua opinião, mas não será você quem está fazendo o trabalho, estará apenas auxiliando, afinal, você delegou a eles o direito de fazer as coisas em seu lugar. Erros vão acontecer, sem dúvida, afinal, erros acontecem, você também poderia ter errado, como já errou antes, mas o trabalho está seguindo em frente e será executado dentro do prazo planejado chegando ao resultado esperado.

Agora, neste momento em que você está lendo nosso post, pare um pouco e avalie sua carga de trabalho, concentre-se apenas no que você precisa fazer, tarefas, planejamento e pessoas, aproveite e dê um passo à frente, delegue e fique livre para executar a sua atividade de fato.

Aprenda a deixar de lado o que for irrelevante, delegue com instruções completas e treinamento adequado quando for o caso. Ao delegar, dê autonomia de fato e delegue o máximo de tarefa possível. Faça avaliações continua e siga em frente.

Quando você começar a delegar, vai perceber como as coisas vão melhorar em todos os sentidos, você líder vai ser mais produtivo, realizar mais, se desgastar menos, conquistar melhores resultados, ter mais tempo, haverá melhora no ambiente da equipe, as pessoas vão se sentir mais motivadas, pois terão novos desafios e a oportunidade de mostrar seu valor, enfim, todos ganham.

Você delega tarefas? Você confia na sua equipe? Você acha correto delegar tarefas? Você tem medo de delegar tarefas? Será que não é você o culpado pelo seu excesso de trabalho? Você possui a arte de delegar?

Um grande abraço a todos!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: