No universo virtual, os marketplaces podem ser considerados como uma plataforma onde vendedores expõem seus produtos e serviços com a intenção de vendê-los a potenciais clientes. Você deve estar se perguntando: mas qual a diferença de um marketplace para um e- commerce?
Podemos responder essa pergunta de uma maneira simples: enquanto uma loja virtual possui somente um dono, como por exemplo, Submarino ou Magazine Luiza, um marketplace reúne muitas lojas, de diferentes donos, que podem, inclusive vender produtos iguais a preços diferentes, como o eBay ou o MercadoLivre.
Os marketplaces tem se consolidado bastante no mercado, principalmente devido à facilidade que oferecem aos consumidores, que têm a garantia de encontrar diversas opções de marcas, produtos e serviços em um só lugar. Além disso, em um site como esse, o cliente encontra concorrência, ou seja, maior poder de escolha e melhores preços.
Para quem vende a vantagem é a visibilidade, já que expor seus produtos em um marketplace significa poder ser encontrado com mais facilidade pelos consumidores. Esse tipo de recurso vem sendo adotado por lojas virtuais que estão há pouco tempo no mercado, já que em um marketplace é possível obter mais destaque estando junto aos grandes varejistas já reconhecidos da internet.
Esse tipo de plataforma é uma boa opção para quem ainda não possui um site próprio. Iniciar o negócio por um loja virtual requer um maior investimento inicial devido ao projeto, layout e sistema de e-commerce, além de um alto custo para divulgar e fazer a publicidade da sua loja na internet.
Se você optar por começar um negócio online diretamente via marketplace, encontrará vantagens como menor investimento e menor tempo de lançamento da operação, já que alguns desses sites publicam seus produtos imediatamente e os mais complexos possuem prazos de ativação muitos curtos, e pacote de mídia pronto, ou seja, já existe um plano de mídia em andamento e um fluxo de visitantes contínuos já consolidado.
Por um lado, em um marketplace, você encontra espaço e tempo propícios para aprender um pouco mais sobre operações on-line antes de montar sua própria loja virtual. Por outro, podemos considerá-lo como um espaço ideal para quem já possui um e-commerce em funcionamento e deseja expandir seus canais de venda e conquistar ainda mais clientes.
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