Para quem está diariamente buscando conquistar novos cliente, sabe-se que é preciso ter uma grande quantidade de argumentos de vendas e ‘jogo de cintura’ na hora de uma negociação. Contudo, um detalhe importante que foge de muitas empresas é o atendimento das empresas que já viraram clientes. É comum fechar negócios que são desfeitos em alguns poucos meses simplesmente por falhas de comunicação entre as partes.
Confira cinco problemas no atendimento ao cliente e veja se está cometendo algum:
1 – Valorizar o pagamento mais que o dinheiro.
Um erro rotineiro é achar que só porque o cliente paga em dia e o serviço está sendo prestado como prometido não há necessidade para preocupações. Na verdade, garantir um atendimento personalizado e sempre buscar solucionar os problemas que surgem frequentemente ajuda a estreitar a relação de empresa x cliente. É preciso focar em deixar o cliente satisfeito e não simplesmente focar em quando será o próximo pagamento.
2 – Desmerecer um cliente por outro
É normal empresas conquistarem mais e mais consumidores de porte maior ao longo do tempo. Contudo, aqueles que pagam mais acabam recebendo uma atenção especial, o que pode deixar insatisfeito clientes que ajudaram sua empresa a chegar onde ela está hoje. Procure proporcionar o melhor atendimento para todos sem distinção de classe.
3 – Deixar de investir em treinamentos
Quando se lida com clientes por telefone ou presencialmente é preciso que toda a equipe esteja alinhada e com um pensamento de trabalho em equipe. Situações em que um profissional recusa a ajudar um cliente por não ser sua “função” pode gerar um mal estar na relação com a empresa, direcionando-o para um concorrente mais prestativo e preparado.
4 – Não escutar o cliente
Ninguém gosta de ser interrompido quando fala. Logo, procure explicar toda a informação que o cliente estiver fornecendo sem que o interrompa ou queira antecipar uma resposta cuja pergunta ainda não foi feita. Escutar não só transmite segurança em relação à atitude que será tomada posteriormente por quem está escutando como também valoriza o locutor.
5 – Gerar vendas a qualquer custo
Para conseguir fechar o contrato muitos vendedores acabam prometendo mais do que realmente podem cumprir. Este tipo de ação gera uma expectativa no comprador e é o que servirá de guia para avaliar se a empresa é ou não confiável, se ele irá ou não indicá-la futuramente. Seja honesto quanto à qualidade do que está oferecendo, aos prazos de entrega ou prestação de serviço, formas de pagamento e termos de garantia, troca, conserto ou suporte.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.