EUA, China e Japão se destacam em vendas virtuais no Brasil. Custo de frete, prazo de entrega e segurança são barreiras para aquisição de produtos em e-commerce estrangeiro
Por: Roberta Moraes
As compras em lojas virtuais internacionais vêm crescendo no mundo, segundo pesquisa da Pitney Bowes Global Online Shopping Study. Os EUA, a China e o Japão são as principais origens dos produtos buscados no exterior por internautas brasileiros. Em todo o globo, quase 40% dos consumidores estão comprando itens em e-commerce estrangeiro, de acordo com o levantamento.
A percepção de compras sem barreiras no ambiente digital, no entanto, ainda não está completamente consolidada. Curiosamente, consumidores da Coreia do Sul, da China, da Índia e do Japão acreditam que só podem comprar produtos online de varejistas do próprio país.
A pesquisa mostra o potencial internacional que pode ser desenvolvido pelas varejistas online, mas o preço ainda é apontado como uma dos principais obstáculos do segmento, assim como custos de frete, prazo de entrega e segurança digital, que também afastam o consumo. Cerca de 12 mil pessoas de 12 países foram entrevistadas em agosto deste ano e falaram sobre suas percepções, hábitos e preferências para fazer compras on-line.
Entre os entrevistados, 96% afirmaram que já fizeram compras pela internet. Os países participantes foram: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Coreia do Sul, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.