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Venda online é nova oportunidade para corretoras

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Segs
26 de agosto de 2015 - 18:07

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Por: Sueli dos Santos

Quando o assunto é venda pela internet, o Mercado de Seguros Brasileiro ainda é reticente. Muita coisa avançou, mas o caminho a ser trilhado ainda é longo. Ou seja, tem espaço a ser ocupado pelos Corretores.

Esse foi um tema muito recorrente em várias palestras no XVI Conec. Em uma delas, “Ponto com”…Ponto quem? Ponto como?” especialistas do mercado mostraram dados que apontam a tendência de compra e venda de seguro pela internet. Rafael Caetano, responsável pelos canais eletrônicos da Porto Seguro, disse que o cliente de internet “é um cliente normal” e que a cada dia cresce o número de pessoas que buscam informações sobre seguros na rede.

Ele alertou que a venda internet é uma tendência. Chamou atenção dos os corretores presentes no Anhembi que há um grande filão a ser explorado, inclusive em mobile, já que é crescente o número de brasileiros que usam smartphone. Ele apenas alertou para os sites de comparação de preços. Segundo ele, essas ferramentas induzem o corretor a tomar decisões com base apenas na comparação de preços deixando de lado o aspecto proteção.

E o lado jurídico? Muitos acham que “caiu na rede é peixe”, que a internet é terra de ninguém. Não é bem assim. Foi isso que mostrou o advogado Rony Vainzof, do escritório Ópice Blum, especializado em Direito Eletrônico. Segundo ele, o Brasil é o país com mais decisões jurídicas ligadas ao comércio eletrônico no mundo. Ele alertou quanto à contratação de seguros no ambiente digital e reiterou que a internet não é um meio sem leis. “A tecnologia e o direito são usadas de forma simples. Se a invasão a domicílio era crime, a lei 12.737/2012, conhecida como lei Carolina Dieckman, surgiu para proteger o direito constitucional da privacidade no ambiente digital”, disse, ao ressaltar que manifestação da vontade de forma eletrônica é a contratação interpessoal através da internet.

Marcelo Blay, da Minuto Seguros, contou aos presentes sua experiência com uma corretora de Seguros pontocom. Ele disse que optou por criar uma corretora multicanal porque “para vender, precisamos estar onde as pessoas estão”, disse. O caminho foi longo. Ele revelou que fez pesquisa de mercado, montou um plano de negócios, apostou no desenvolvimento de tecnologia.

Ele destacou ainda aos corretores que ao decidir por esse caminho é muito importante investir em tecnologia para tornar o ambiente seguro. Alem disso, acrescentou, é importrante ficar atento às reclamações dos clientes.

Blay disse que na sua empresa, a Minuto Seguros, o contato humano é fundamental para concretizar a venda. Ele afirmou que as vendas podem começar online – quando o internauta preenche um formulário, muitas vezes até desistindo no meio do caminho—, mas sempre fechando por telefone. “Nosso diferencial é o atendimento, ele é fundamental”, revelou.

Gustavo Zobaran, gerente de Comunicação e Estratégia Digital da Caixa Seguros, convocou: “Corretores: é hora de ir para o on-line – a internet tem de ser aliada, não uma concorrente. É uma ida sem volta”. O ambiente digital, segundo ele, é medida pelo fato de que 76% dos internautas navegam na web assistindo TV e 51% fazem busca após serem impactados pela televisão. “Há um potencial de crescimento na venda on-line de seguros. A expectativa é de que em 2019, conforme relatório mundial da Capgemini, um terço das vendas de seguros será realizada pelo canal mobile. É preciso estar presente. Os corretores são o principal canal de geração de experiência positiva com o cliente”, comentou Zobaran.

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