O Itaú registrou rentabilidade menor do que o Bradesco no semestre, mesmo apurando um lucro cerca de 20% acima do concorrente, segundo cálculo da consultoria Economática.
De acordo com a Economática, a rentabilidade sobre o patrimônio médio com o lucro acumulado em 12 meses do Itaú, no mês de junho, foi de 18,96% ante os 19,01% registrados pelo do Bradesco.
O Itaú registrou lucro de R$ 6,73 bilhões no semestre, o segundo maior da história do banco. Já o Bradesco apurou lucro de R$ 5,62 bilhões, recorde para a instituição.
Segundo a Economática, a rentabilidade do Bradesco está nos mesmos níveis do primeiro trimestre de 2004, quando era 19,01%, enquanto o do Itaú foi de 18,96% e se aproxima da rentabilidade atingida no terceiro trimestre de 1998 (17,86%).
O setor bancário vem sofrendo com o crescente nível de inadimplência e, ao mesmo tempo, tem de lidar com a pressão imposta pelo governo pela redução dos juros praticados. Os resultados recentes refletem um cenário de maior competição no setor.
Em maio, os bancos públicos deram início a um processo de redução de juros em diversas linhas como forma de pressionar os privados a fazer o mesmo. A medida seria uma forma de incentivar a tomada de crédito e garantir maior crescimento da economia.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!