Por: Carolina Mandl
A venda do HSBC Brasil, sétima maior instituição financeira em ativos no país, teria pouca atratividade para seus concorrentes locais, segundo o Valor apurou com executivos de bancos.
Na sexta-feira, o “Financial Times” noticiou que o novo plano estratégico do HSBC levará a uma saída do varejo no Brasil e na Turquia. Na Turquia, o banco já teria começado a sondar potenciais interessados. No Brasil, até o momento não houve ofertas pela subsidiária do HSBC.
Executivos consideram que o Santander é o banco que mais teria a ganhar com a compra. Em termos de ativos, não representaria um salto na sexta posição que a subsidiária do banco espanhol tem. O HSBC possui R$ 168 bilhões em ativos, uma distância grande em relação aos R$ 598,2 bilhões do Santander.
A compra, porém, traria ganhos de escala à instituição. Mas este não seria um bom momento para o Santander fazer aquisições, mesmo com o excesso de capital que possui. Só recentemente começou a mostrar resultados da aquisição do Real ABN Amro, feita em 2007, e da bilionária abertura de capital, conduzida quase seis anos atrás.
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