Por: Talita Moreira
Você é consumidor fiel de uma loja. Toda vez que entra lá, mesmo sem comprar nada, recebe créditos. Ao acumular R$ 20, esses créditos viram dinheiro depositado na sua conta bancária.
Assim funciona o PiggyPeg, programa de relacionamento comercial lançado pela Geração Futuro, plataforma de investimentos do banco Brasil Plural. O plano já tem entre seus adeptos varejistas como a Lojas Marisa, a rede de suprimentos para animais de estimação Pet e a calçadista Di Pollini.
Embora tenha sido pensado inicialmente para atrair clientes para a corretora, o PiggyPeg acabou extrapolando esse objetivo. “Percebemos que tinha potencial para ser muito maior”, afirma Eduardo Moreira, sócio do Brasil Plural que desenvolveu o projeto.
De acordo com o executivo, o que diferencia o PiggyPeg de outros programas de relacionamento comercial é a possibilidade de sacar a recompensa em dinheiro em vez de trocar pontos por produtos. “É mais concreto para o consumidor”, diz.
O programa funciona por meio de um aplicativo para celulares. Para participar, é preciso baixá-lo e fazer um cadastro. Sempre que entrar numa loja adepta do PiggyPeg, o cliente registra sua presença por meio de um “QR Code” (código de barras) e recebe créditos – o valor é definido pelo varejista.
O dinheiro que se transforma nesses créditos sai da própria loja, numa espécie de investimento em marketing. A rede varejista define quanto quer investir no programa. O PiggyPeg fica com uma comissão de 10% a 15%. O restante é usado para pagar remunerar os clientes.
O aplicativo já tem 22 mil downloads, sendo 18 mil usuários ativos. O objetivo é alcançar 300 mil no fim do primeiro ano.
Há 150 lojas participantes em São Paulo e municípios do interior paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília, entre outros. A meta de alcançar 1 mil empresas até o fim do ano deve ser batida antes, diz o executivo.
Segundo Moreira, a ideia surgiu a partir de estudos das grandes empresas de tecnologia – a Geração Futuro diz que quer ser o “Google das corretoras”. Inicialmente, a ideia era oferecer o serviço a pequenos comerciantes, que usariam o aplicativo em vez de, por exemplo, anunciar numa revista de bairro. Porém, o projeto acabou despertando o interesse de redes maiores, já que permite ao varejista fazer uma publicidade direcionada e conhecer melhor o perfil de quem frequenta a loja. “O modelo pode ajudar o varejo a enfrentar a redução do fluxo de pessoas nas lojas físicas ao criar um atrativo para os clientes”, diz Moreira.
A Geração Futuro também vai aproveitar o PiggyPeg para atrair clientes. O usuário vai receber mensagens da corretora com sugestões de investimentos que pode fazer com os créditos que receber. Segundo Moreira, a companhia já recebeu consultas de interessados em reproduzir o modelo na Itália e em Portugal.
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