Sabemos que o sucesso de uma operação de Televendas e Cobrança está fortemente ligado à qualidade da base cadastral. Uma base de dados desatualizada impossibilita o contato efetivo e, por consequência, a geração de novos negócios. Costumamos dizer que um cliente contratante direciona suas bases à EPS (Empresa de Prestação de Serviço – Contact Center), por estas desenvolverem um serviço com maior inteligência e assertividade no tratamento das bases de dados, do contrário, fariam estas ações dentro de casa (internalização).
Dentre as ações que podem ser realizadas para a melhora de mailing, podemos citar a Higienização e/ou Enriquecimento Cadastral. Qual é a diferença entre estes tratamentos, já que o mercado acaba sempre dizendo: “Quero fazer uma Higienização Cadastral?”
Higienização Cadastral: É um método de validação das informações de um mailing, diferente do Enriquecimento Cadastral onde o foco está em garantir a padronização das informações, sem a inserção de dados diferentes dos existentes no cadastro do cliente. Este produto costuma ser utilizado nas menores faixas de atraso de dívida. Além disso, a maioria das grandes empresas do país integram o Web Service do seu Bureau de Informações ao seu sistema, garantindo que informações despadronizadas não sejam inseridas em sua base de dados.
A Higienização Cadastral pode ocorrer tanto para endereços como para telefones, sendo que as principais correções realizadas são:
Endereço
• Realizar a separação dos campos por tipo de logradouro, número, complemento, bairro, CEP e município em um único campo;
• Deduplicar e padronização os Endereços;
• Correção de erros de digitação, ausência de números e CEPs, além da identificação da correlação de um endereço com o munícipio informado.
• Etc
Telefone
• Identificar clientes com telefones celulares e fixos (PF e PJ) inválidos (o telefone não pertence ao cliente);
• Avaliar quantidade de caracteres inferior à correta (considerando a regra do 9º dígito);
• Etc
Enriquecimento Cadastral: Neste tipo de serviço, o foco do Bureau de Informações está em retornar informações de telefones/endereços diferentes das existentes na base de dados do cliente contratante. A inteligência do bureau de informações em criar processos de enriquecimento cadastral, que vai além da busca simples por CPF/CNPJ, garante o sucesso desta operação.
Um ponto importante para ser citado é que os principais bureaus do mercado possuem, na maioria das vezes, atualizações periódicas em suas bases de dados. Desta forma, a chance de agregação de novas informações é muito grande, possibilitando uma melhora substancial na assertividade das ações de Televendas & Cobrança.
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Eu acredito que a higienização cadastral se refira a todas as informações que compõem o cadastro de um cliente: cpf, rg e seus dados correlatos, nome, data de nascimento, nome da mãe e também todos os dados de contato: endereço, telefones, celulares e e-mails.
Esta normatização dos dados é de extrema importância não somente para o ciclo de crédito, mas também para se ter sucesso nas ações de marketing e nos processos de combate à fraude.