Mar
25

Siscom – Recuperadora de crédito vê alta da inadimplência

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Brasil Econômico
24 de março de 2015 - 18:50 - atualizado às 20:01

Siscom - Recuperadora de crédito vê alta da inadimplência

Siscom diz que índice aumentou em janeiro e fevereiro e que bancos estão preocupados

Por: Léa de Luca

O ano de 2015 está se confirmando como um ano difícil para o crédito. Em janeiro e fevereiro, os atrasos no pagamento de prestações de empréstimos, principalmente os sem garantia — como cartões e cheque especial — foi maior e o cenário deve piorar, por causa da alta da inflação e o desemprego. A informação é da empresa de recuperação de crédito Siscom, que trabalha para oito grandes instituições — além dos maiores bancos, também alguns de montadoras.

Segundo a empresa, os bancos estão preocupados e a demanda aumentou. Mas apesar de representar mais serviço, a situação deve ser difícil também para a própria Siscom. “Somos remunerados pela taxa de sucesso. Mesmo que o volume de cobrança aumente, não significa que o sucesso vai crescer junto automaticamente”, explica o atual presidente e fundador da empresa, Claudio Kawasaki. Para contornar a questão, a Siscom está investindo R$ 3 milhões em tecnologia para tentar aumentar a taxa de sucesso das cobranças.

Satoshi Fukuura, diretor executivo da Siscom, explica que a ideia é desenvolver programas para identificar perfis de inadimplentes para, assim, determinar quais abordagens deve — ou não devem — ser usadas com maior sucesso. “Tem gente que atrasa os pagamentos de forma contumaz, mas sempre paga. Quanto a esses não precisamos nos preocupar”, explica. A tecnologia também ajuda a reconhecer os CNPFs que estão sendo negativados e porque — se for por desemprego, não adianta forçar a barra para cobrar a vista, diz Fukuura.

Os executivos admitem que é muito difícil quantificar o tamanho do mercado, porque os bancos terceirizaram várias fases do crédito, da oferta à cobrança, e está tudo muito disperso. “Agora, os bancos estão querendo que as empresas de cobrança cada vez treinem seus funcionários para lidar com o assunto com mais conhecimento. As coisas mudaram, inclusive as leis. Não podemos mais tratar os inadimplentes como antes. É importante colaborar para trazê-los de volta ao sistema”, diz Fukuura. “Em alguns países como México e Colômbia, as empresas de cobrança fazem propaganda em horário nobre nas TVs sobre como sair do endividamento e pagar as dívidas. No Brasil ainda há preconceito com o assunto, mas isso está mudando”.

Os executivos revelam ainda que estão investindo em uma nova ferramenta, o “canal autonegociador”. Os bancos estão fazendo o mesmo, mas tem outros focos e empresas como a Siscom podem sair na frente, explicam. “A ferramenta permite ao devedor decidir sozinho quando resolver sua pendência e como; escolhe modalidade de pagamento, gera o boleto e paga pelo site do banco ou aplicativo de celular. Isso elimina a necessidade do operador humano, mas é uma tendência para as novas gerações Y e Z que não querem contato”, diz Kawasaki. “Afinal a venda do crédito para esse público foi por canais virtuais e quando chega na cobrança eles querem usar o mesmo canal”, diz.

Fukuura admite que quando os bancos tiverem essa ferramenta proprietária, podem não precisar do serviço da Siscom. “Sim, é uma ameaça. Mas queremos sair na frente. Quando virar commodity, precisaremos nos reinventar”, diz o presidente.

A Siscom está, neste momento, passando por um processo de auto-reinvenção: Fukuura foi contratado no ano passado para profissionalizar a empresa e estabelecer regras de governança. No final do ano, vai assumir a presidência e os sócios ficarão no conselho de administração, que está sendo criado e terá um membro independente. A empresa existe há quase 19 anos e não tinha sequer um acordo de acionistas. Interessada em comprar ou fechar parcerias com empresas que ofereçam expertises complementares – como especialistas em cobrança de dívida de empresas e de mensalidades escolares, ou de seguro saúde por exemplo — a Siscom precisava colocar a casa em ordem. “Nosso objetivo é crescer como empresa ‘multiespecialista’, diz o presidente. “Já fomos sondados por bancos algumas vezes. Para receber investimentos, seja via fundos, bolsa ou instituições financeiras, precisamos nos profissionalizar”, completa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (6)
  1. Venho acompanhando a evolução da SISCOM nestes últimos anos, e realmente a estratégia é o segredo do negócio! Há que sair na frente, pois este mercado vem mudando muito e o segmento de crédito e cobrança no Brasil tem muito espaço para ganhar dinheiro ! Parabéns C.Kaweasaki e S. Fukuura… Abs, Isabel Lopes

    Isabel Lopes em 25 de agosto de 2015 - 12:17
  2. O nome do negócio é gestão e para isso é necessário ter bons profissionais, o que é o caso da Siscom. Parabéns ao time, capitaneada pelo Cláudio Kawasaki, que é um grande estrategista.

    José Carlos Hitotuzi em 22 de junho de 2015 - 19:19
  3. Parabéns pela liderança. Me sinto honrado em ser Gestor de uma empresa especialista no que faz, vamos trabalhar para irmos cada vez mais longe.

    prbarbosa em 26 de março de 2015 - 23:11
  4. Trabalhei na Siscom por 6 anos uma empresa ótima de se trabalhar Dr Claudio sempre renovando as ferramentas para trabalharmos…

    Silvana Santos em 26 de março de 2015 - 11:46
  5. Trabalhei na Siscom e um dos fatores da empresa ter se mantido no mercado durante estes anos ,foi em razão do Dr. Claudio que sempre zelava pelo estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável, reconhecendo, aceitando e valorizando a diversidade do conjunto de pessoas que compunham o staf da empresa.
    A Siscom sempre esteve à frente para oferecer produtos, serviços e informações para o atendimento das necessidades dos clientes no segmento de recuperação de crédito com inovação, qualidade, segurança e transparência. Parabéns!!!

    luiz.andrade2004@estadao.com.br em 25 de março de 2015 - 21:53
  6. Parabéns Satoshi!!!

    Marcelino em 25 de março de 2015 - 08:12

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: