Elas parecem inofensivas. São frases do dia a dia de quase todos os negócios, ditas por gerentes ou empreendedores. Mas, não se engane, elas podem ter o mesmo efeito de um balde de água fria na sua equipe. Veja quais frases evitar.
1. “Por que você não fez de outra forma?”
Pergunta típica do “analista” de resultados que na hora que algo não sai como o planejado aparece como se não soubesse de nada e emite uma opinião.
2. “Os senhores têm certeza que esta ação vai dar certo?”
Perguntas que não trazem novos pensamentos e reflexão. São apenas perguntas para gerar dúvida e constrangimento em uma equipe que provavelmente se juntou para encontrar aquela solução a ser apresentada.
3. “Sua meta para este mês é de muitos milhões. Ninguém nunca conseguiu alcançar esta marca. Seja o primeiro.”
Neste caso, as metas são sempre inatingíveis e desmotivadoras. Uma equipe que trabalha com planos a curto prazo, sem saber os objetivos a médio e longo prazo, tende a não produzir e a camuflar os resultados.
4. “Não tenho muita intimidade com tecnologia. Você pode fazer por mim?”
É típico de pessoas que não se esforçam para aprender coisas novas e sempre jogam para os mais novos. Se você não sabe algo, desenvolva esta habilidade e seja o primeiro a se informar e aprender.
5. “Só os paranoicos sobrevivem.”
Pessoas estressadas que acreditam que tudo que fazem deve ser feito no máximo do estresse, levando a equipe a uma loucura corporativa.
6. “Não acredito em planejamento a médio e longo prazo.”
Expressão de quem não acredita em planejamento nenhum, provavelmente não está sabendo organizar o curto prazo e está jogando para a equipe a pressão da empresa.
7. “Preencher relatórios é desgastante. Gosto de fazer as coisas do meu jeito. O importante é o resultado.”
Desalinhamento com a linguagem da empresa. O profissional pensa somente nos seus números e não compartilha dados que são de posse da empresa. É comum ouvir isso de alguns profissionais da área comercial, que sabotam processos em prol de seu interesse pessoal.
8. “Para trabalhar neste time, é preciso suar a camisa.”
Visão distorcida e antiquada de que o funcionário vai se dedicar todo o tempo por motivos que ele não conhece. Se as ações da empresa são contra seus ideais e afinidades, dificilmente ele vai entender qual camisa deve vestir e ainda suar pela empresa.
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