A desoneração do gerenciamento de infraestrutura e o aumento da produtividade facilitam à companhia focar em seu principal objetivo: seu produto
É notável que a nuvem, tecnologia que vem renovando sistemas na área de TI, tem se tornado uma grande aliada da vida empresarial. Afinal, o objetivo da comunicação unificada desenvolvida para empresas é integrar várias ferramentas de incremento de produtividade em um único aplicativo com uma interface comum. Wagner Perlino, sales engineer da Mitel, diz que a principal vantagem de uma companhia ter os dados e aplicativos na nuvem é poder acessá-los de qualquer posição geográfica com uma gama imensa de diferentes dispositivos que se conectam à web. Mas este não é o único ganho.
Há vários benefícios em possuir um sistema de comunicação unificada na nuvem, dentre eles destacam-se a não obrigatoriedade de se contratar e manter toda a infraestrutura de hardware e software requerida pelos aplicativos; a consequente diminuição das exigências sobre a área de TI da empresa; o fato de se ter os aplicativos sempre atualizados e imunes a ataques de hackers; o acesso amplo às informações de qualquer lugar com qualquer dispositivo com acesso à web; uma única interface para todos os usuários da companhia e, principalmente, um único endereço de acesso do usuário. “Enfim, a comunicação unificada oferece um ambiente para um grande aumento de produtividade”, diz Perlino.
Equipamentos
Quando se vai à nuvem, não é necessário mais se preocupar com recursos técnicos, infraestrutura, software, gastos com energia, espaço físico, condicionamento ou calefação, por exemplo. Mas o provedor de serviços ainda tem que fornecer os serviços UC e eles, então, necessitam de servidores, switches e routers, equipamentos de armazenamento (storage), licenciamento de software etc. Os principais softwares requeridos pela nuvem são sistemas operacionais, virtualizadores (também chamados de hipervisores) e gerenciamento de carga, software, hardware, distribuição de carga e gerenciamento de desastre na instalação, conhecido por farm. “Estes softwares são hoje de altíssima qualidade e versatilidade, proporcionando ao provedor de serviços na nuvem ferramentas de alto nível para garantir a integridade dos seus serviços. Assim, a empresa contratante dos serviços não precisa se preocupar com a obtenção e gerenciamento da plataforma de hardware e software”, explica Perlino.
O gerente de vendas da Mitel acrescenta que o ponto mais importante a ser considerado nessa transição é que os dados podem ser armazenados em servidores de altíssima confiabilidade e com redundância geográfica para garantir a sua integridade. Com essa desoneração de encargos para as empresas, há a conquista de aumento de produtividade, alcançada também com a garantia de integridade dos dados sensíveis e acessibilidade a qualquer usuário final de qualquer lugar e a qualquer hora com qualquer ferramenta.
Inovações
Os serviços de nuvem podem ser acessados de qualquer lugar com qualquer dispositivo com acesso à web, como smartphones, tablets, notebooks, e-readers, desktops etc; de qualquer lugar como aeroportos, centros empresarias, hoteis, sua própria casa; através de conexões do tipo Wi-Fi, 3G/4G, Ethernet, ADSL etc.
A nuvem também é um primeiro passo para generalização de companhias sem escritórios-sede (officeless), uma empresa com home-office completo, onde as reuniões em grupo e apresentações serão feitas pela nuvem com recursos de videoconferência, compartilhamento de tela (desktop sharing), e tudo o mais que a tecnologia poderá oferecer, no futuro.
Há outros pontos de vista a serem considerados quando se vai à nuvem, inclusive jurídicos ou constitucionais, como, por exemplo, um governo proibir o armazenamento de dados de companhias nacionais em servidores estrangeiros. A nuvem agora passa a armazenar várias informações sigilosas, como dados pessoais, dados financeiros e estratégias vitais das companhias que dela se utilizam e as consequências jurídicas não podem ser ignoradas.
Mitel na nuvem
A Mitel, hoje, se destaca como um dos únicos fornecedores de soluções para qualquer tipo de nuvem, seja pública, privada ou mista, grande ou pequena em tamanho, com redundâncias local e geográfica. Seus produtos são escaláveis e de alta confiabilidade. Desde pequenas empresas, com apenas um funcionário, até empresas grandes, com milhares de colaboradores, para todas elas, a Mitel oferece, dentre outros serviços, sistemas de voz unificada, correios de voz e eletrônico, videoconferência local e com acesso pela web (web-conference), contact center centralizado ou distribuído, sofphones para qualquer tipo de smartphone e compartilhamento de aplicações. Todos esses serviços são gerenciados por uma interface amigável via web, podendo ser acessada de qualquer lugar, a qualquer hora, por qualquer pessoa habilitada. Os principais produtos da Mitel relacionados à nuvem são o MiVoice MX-ONE, para nuvens privadas e mistas, com capacidade de até 500 mil usuários em um úni co sistema; o MiCloud, destinado a nuvens públicas, privadas ou mistas, que atendem de poucas a centenas de empresas, com até 5 mil usuários; e Mitel Telepo, destinado à nuvem pública, com capacidade de milhares de empresas com milhares de usuários.
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