Opções têm taxa de juros a partir de 2,78%, índice bem inferior aos 10,5% normalmente cobrados
Por: Juca Guimarães e Ulisses de Oliveira
Em 12 meses, a taxa média cobrada pelos bancos no crédito rotativo do cartão de crédito saltou de 9,3% para 10,5%, em média, chegando até a 16% ao mês. Em contrapartida, para quem tem algum tipo de vínculo com a instituição financeira, como conta-salário, crédito do pagamento de servidor público ou aposentadoria do INSS, as instituições oferecem a opção do cartão de crédito consignado, com taxa de juros a partir de 2,78%, ou seja, quatro vezes mais barato.
“O aumento da inadimplência e a elevação da taxa básica de juros ligaram o sinal de alerta dos bancos e eles estão repassando o custo elevado do crédito para os clientes. No caso do cartão consignado, os juros são menores porque o risco do banco é mínimo”, disse Miguel de Oliveira, diretor da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
A Caixa Econômica Federal tem a menor taxa de cartão de crédito consignado, de 2,78% ao mes, porém, é exclusiva para aposentados do INSS. No Banco Bonsucesso, a taxa é de 4,9% ao mês para aposentados e servidores de prefeituras conveniadas. O cartão consignado do Bradesco tem as opções para compras no Brasil ou no exterior. No BGN, a taxa é de 2,9%, e atende clientes com folha de pagamento na instituição.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.