Estudos revelam que mais de 30% das empresas já detém algum tipo de iniciativa de “trabalho em casa”. Fazem parte deste universo profissionais de TI, MKT, comercial, jurídico, entre tantas outras áreas e funções, mas será que o Brasil está preparado para estender este modelo também para contact centers?
Minha leitura é de que, além dos obstáculos em TI e Telecomunicações, a infra estrutura nacional precisa avançar muito para chegarmos ao estado da arte.
O fato é que, independente destes obstáculos, devemos considerar que a legislação e o perfil do brasileiro talvez ainda não estejam aderentes a este tipo de contratação.
Nota-se que atualmente o maior desafio do empregador é justamente controlar e aferir o cumprimento de carga horária bem como a produtividade.
Em contrapartida, há empresas que se dedicam a desenvolver soluções tecnológicas que já apresentam resultados consistentes.
“Principalmente em operações ativas e/ou que envolvam remuneração variável atrelada a produtividade, este modelo já se mostra eficiente inclusive com resultados até 4 vezes maiores de um call center convencional”, afirma Emilio Oliveira, Diretor da Virtual Connection, empresa especializada em soluções para home office no Brasil.
São muitas as vantagens deste modelo de negócio que vão desde a redução considerável dos custos para o profissional com roupas, transporte, alimentação como também para a empresa em transporte e principalmente em atrasos e faltas, dois dos principais desafios de todo o call center.
Utilizar o Home Office como um benefício a ser conquistado, inclusive com suporte do RH em um plano de carreira, pode viabilizar e catequizar os profissionais brasileiros de que, quanto mais produtividade, mais disciplina e ética, e o mesmo manterá o benefício que para uns é algo próximo de um sonho. Quem não gostaria de trabalhar no conforto de sua casa sem se preocupar com chuva, trânsito, filas e tantos outros percalços que todos nós enfrentamos todos os dias?
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!
Olá
Na Atento Brasil, praticamos este modelo desde 2013, com operações em SP, RJ, MG e GO.
Toda inovação requer desafios, quebra de paradigmas e acima de tudo acompanhamento de resultados.
Nosso foram excelentes, no que tange a satisfação, produtividade, baixo turn over e redução de custos fixos.
Abs
Bom dia Rita,
Tenho muito interesse em implantar o modelo no nosso callcenter, será que você poderia compartilhar mais de sua experiência conosco?
Olá Alessandro,
Implantar um call center remoto no Brasil já é possível sim…temos uma operação estruturada apenas com operadores Home Agent que funciona há 3 anos e mais de 100 posições em SP e no Rio.
Claro que trata-se de um grande desafio, que vai desde a verificação das condições das residências para a instalação da PA, até a quebra de paradigmas dos potenciais clientes…mas acredito que essa é uma tendência da qual não conseguiremos fugir.
Os resultados são impressionantes…temos 0% de turnover nos últimos 6 meses! Nossos colaboradores valorizam tanto a oportunidade e a qualidade de vida que conquistaram, que performam melhor para não sair….é um case muito interessante!
Abs,
Celeste