Por: Fernanda Daura
Devido à competitividade do nosso segmento, uma boa gestão financeira em call center é meta de todo o gestor de uma grande central. Com base em nossa experiência, sabemos que esse é um processo bastante complexo, por envolver variáveis de alto custo – pessoas, tecnologia e telefonia. Pensando nisso, apresentamos aqui algumas recomendações para que os administradores de call center possam alavancar o retorno de seus investimentos, reduzindo gastos desnecessários e aumentando o potencial de lucratividade.
Buscar o “ponto de equilíbrio” entre as operações
A administração instrumentaliza os gestores de várias metodologias e ferramentas para medir o retorno sob o investimento em call center. A análise mais comum é feita sob departamentos: quais geram retorno e quantos são geradores de gastos. Uma recomendação que fazemos para os gestores é passar a fazer essa pesquisa em cima das operações feitas pela central.
Essa análise deve levar em conta três fatores:
- Qual a receita recorrente (fixa) gerada por todas as operações (ativas, receptivas e blended);
- Qual é o peso institucional de algumas contas: em muitos casos, vale a pena manter algumas parcerias em nome do branding da sua central, por mais que, no final das contas, elas sejam deficitárias;
- Como a sua empresa está usando algumas contas para testar produtos e serviços inovadores. Um exemplo clássico no nosso segmento: centrais que começam a testar atendimento omnichannel costumam ter um período inicial de testes sem um retorno em receitas abundantes. Porém, vale a pena ficar no vermelho por alguns meses para validar o modelo e, se der certo, expandi-lo para outras operações.
Coloque esses três fatores na balança e, posteriormente, faça uma avaliação financeira com todos os investimentos agregados (capital humano, infraestrutura e telefonia). A equação ficará muito mais fácil de ser resolvida.
Fonte: http://blog.teclan.com.br/praticas-avancadas-de-gestao-financeira-em-call-center/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.