Oct
06
05 de outubro de 2014 - 14:06

Inadimplencia-entre-paulistanos-cai-para-o-menor-patamar-desde-2012-televendas-cobranca

O número de famílias que declararam não ter condições de pagar as contas registrou queda de 24%, na comparação anual

O número de famílias com contas em atraso é o menor desde outubro de 2012. Neste mês, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), constatou que 467 mil famílias têm algum tipo de conta em atraso.

No comparativo mensal, houve redução de 0,5 ponto porcentual, para 13%. Na comparação com agosto de 2013 (17,4%), houve queda de 4,4 pontos porcentuais.

Além disso, a parcela de entrevistados com algum tipo de dívida caiu 0,7 ponto porcentual, para 49,4%. A retração é ainda maior, de 3,2 pontos percentuais, na comparação com agosto de 2013, de 52,6%.

Um dos fatores que comprova o cenário cauteloso é a queda no número de famílias optantes pela utilização de cartão de crédito. O meio mais utilizado para tomada de crédito sofreu queda de três pontos porcentuais, opção escolhida por 66,2% dos entrevistados em agosto, contra 69,2% em julho. Em seguida estão o financiamento de carro (19,8%), o carnê (17,1%), o crédito pessoal (13,5%) e o financiamento de casa (12,6%). Complementam a lista de principais tipos de dívida, o cheque especial (7,2%) e o crédito consignado (3,9%).

Para a assessoria econômica da FecomercioSP, esse resultado foi impulsionado pela alta dos juros ao consumidor, pela elevação da inflação e pelo menor crescimento da renda. Tal cenário econômico trouxe mais cautela para as famílias quanto à contratação de novas linhas de crédito.

Entre as famílias com contas atrasadas, 467 mil, 48,1% disseram ter contas vencidas há mais de 90 dias; 25,4% têm algum tipo de dívida atrasada entre 30 e 90 dias; e 23% estão com contas atrasadas há pelo menos um mês.

O número de famílias que declararam não ter condições de pagar as contas registrou queda de 24%, na comparação anual. Neste mês, aproximadamente 187 mil famílias disseram que não terão condições de quitar suas dívidas, contra 246 mil em agosto de 2013.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. Na capital, são entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: