Você sabia que existem mais de 45 milhões de brasileiros com, pelo menos, um tipo de deficiência? E que quase a metade deles não está inserida no mercado de trabalho? Os dados, apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), preocupam. Mas, ao mesmo tempo, são um estímulo para que as empresas busquem por esses profissionais e que a qualificação deles se intensifique. O projeto Eficiente, que acaba de ser lançado na GlobalCob, é um exemplo.
A iniciativa, que reconhece as aptidões de cada profissional, valorizando as suas habilidades e promovendo a interação entre os colaboradores, tem o objetivo de acolher, da melhor maneira possível, as pessoas com deficiência (PCD) dentro da empresa. O projeto também busca selecionar esses profissionais e inseri-los em nosso quadro de funcionários, além de promover treinamentos que visam sanar eventuais dúvidas dos colaboradores com relação à deficiência.
Informar para aproximar
Entre as ações que estão sendo desenvolvidas, estão palestras informativas aos gestores, que têm o objetivo de esclarecer as principais dúvidas que podem advir da inserção das pessoas com deficiência no ambiente corporativo.
Outros assuntos também serão abordados, como:
• Aspectos Legais (legislação que regulamenta essa prática);
• Aspectos Sociais (responsabilidade social, adoção de medidas inclusivas);
• Aspectos Psicológicos (quebra de paradigmas, preconceitos, respeito à diferença);
• Acessibilidade (apresentação dos recursos já disponíveis pela Global para receber esses profissionais).
Segundo a recuperadora de crédito Maria José Campos Oliveira, que é deficiente visual, o novo projeto é de extrema importância. “A cultura da equidade é uma realidade na Global, e, com esse projeto, o recrutamento de pessoas com deficiência só tende a aumentar”, declara.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.