Uma das manias mais comuns do consumidor é comprar por impulso em lojas virtuais. Uma promoção relâmpago ou uma peça cara que pode ser paga em várias parcelas parece tentador.
O problema é que quando a emoção se esvai, bate aquele arrependimento e uma vontade danada de desfazer a compra. Felizmente isso é possível. Segundo Dr. Thiago Mahfuz Vezzi, advogado especialista em Direito do Consumidor do escritório Salusse Marangoni Advogados, nestes casos o comprador pode fazer uso do Direito de Arrependimento, presente no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
“Após o recebimento do produto o cliente tem sete dias para se arrepender e devolver o produto sem grandes explicações”, afirma. É importante ressaltar que esta medida é válida só para compras feitas pela internet. Em lojas físicas não há lei que permita a devolução da mercadoria.
Dr. Thiago explica: “Para fidelizar o cliente, as lojas físicas efetuam trocas de tamanho, cor ou modelo. O dinheiro nunca é devolvido. Isso porque parte-se do princípio de que o cliente foi até a loja, tocou a peça e teve tempo de pensar se realmente a queria”. No caso de compras pela internet o cliente não tem contato físico com o produto e somente percebe que ele não é o que esperava quando é entregue em sua residência.
Quando o problema não é arrependimento
A situação muda de figura se o produto possui algum tipo de vício, ou seja, não se apresenta com a qualidade ou quantidade que se esperava. Neste caso o consumidor pode trocar, pedir o abatimento no preço pago ou o dinheiro de volta.
Para bens duráveis, o prazo é de 90 dias. E para os não duráveis, 30. Quando o vício é aparente – um furo na blusa, por exemplo – o cliente entra em contato com a loja virtual ou física para efetuar a troca neste prazo.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!
Comprei via internet um curso da AKATUS, mas como ví em outras páginas muita reclamação, cancelei o pedido no mesmo dia, 06/11/2012. Só que agora veio um boleto do banco Fibra de cobrança valorR$94,00.Sendo que enviei emails cancelando o pedido. Cancelei meu cartão, Tento falar por tel.(11)48734001 opção 1 Fica 2 minutos na musiquinha e desligam, várias vzs.Comprovado estelionato por muitos usuários, ainda devo pagar?