Um cliente da Telefônica será indenizado em R$ 2 mil por receber ligações excessivas do call center da empresa quando estava em tratamento médico. Num mesmo dia a empresa chegou a fazer mais de dez chamadas para o celular dele, mesmo após os pedidos para que ele não fosse mais importunado.
O consumidor será indenizado por danos morais, conforme decisão é dos juízes da Primeira Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo o processo, a Telefônica Brasil teria realizado insistentes ligações para o celular do cliente que estava em tratamento médico e necessitando de repouso. Ele afirmou ter pedido inúmeras vezes para que cessassem as ligações, o que não ocorreu;
O autor da ação sofreu um acidente, permanecendo hospitalizado e, posteriormente, em regime de internação domiciliar, tomando forte medicação. Segundo ele, eram recebidas inúmeras ligações diárias, em horários variados, entre 8h e 21h, ofertando serviços que ele não tinha interesse. A empresa alegou que foram realizadas ligações informativas pela central de atendimento, não caracterizando abalo moral.
Na Comarca de Santa Maria, a Telefônica foi condenada a indenizar o cliente em R$ 2 mil. A empresa recorreu da decisão, mas teve o pedido negado pela Primeira Turma Recursal Cível, que considerou configurado o dano moral.
Em nota, a empresa informou que tomará providências sobre o caso: “A Telefônica Vivo informa que já foi comunicada oficialmente da decisão e está tomando as providências cabíveis para o caso. Entretanto, reafirma o seu compromisso de oferecer serviços e atendimento de qualidade, em todo o território nacional. A empresa se destaca no Índice de Desempenho de Atendimento (IDA), da Anatel, em que ocupa o primeiro lugar entre as operadoras móveis com atuação no Brasil, em 60 dos 61 meses acompanhados pelo órgão regulador”.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.