Contato via mensagens de celular gera economia para empresas.
Plano de saúde marca e confirma exames utilizando mensagens de celular.
O número de mensagens enviadas pelo celular aumentou 50% no Brasil de 2010 para 2011. A pesquisa foi realizada por um grupo especializado em inovações tecnológicas. Em São José do Rio Preto(SP), quem está tirando proveito disso são as empresas, que passaram a usar a ferramenta para entrar em contato com clientes.
Antes era preciso ligar cliente por cliente pra fazer a pesquisa de satisfação. Mas em uma concessionária de veículos da cidade, as mensagens via celular são ferramentas de negócio. Com isso, a empresa conseguiu baixar o custo da conta de telefone em 30%, segundo o diretor Ângelo Antonio Biava.
A concessionária envia quase 500 mensagens a clientes por mês. O texto é curto, objetivo, de forma que as pessoas possam ler rapidamente, sem perder tempo de atender uma ligação.
A ferramenta está sendo cada vez mais usada na cidade. O diretor de tecnologia João Aris Kouyoumdjian, que representa uma cooperativa médica, também passou a agendar exames por mensagens e o custo com callcenter diminuiu. “Antes, os pacientes tinham que ir pessoalmente para agendar exames ou ligar no callcenter. Hoje, a aprovação chega pelo celular”, confirma Kouyoumdjian.
A intenção agora, segundo o diretor do plano de saúde, Emerson Gomez, é expandir o sms pra avisar os pacientes quando ele devem fazer exames de rotina e até colocar a vacinação em dia. “As pessoas não gostam de esperar no callcenter. A mensagem é muito mais rápida e eficiente”, explica Gomez.
O aposentado Antonio Rodrigues Caetano, que há pouco tempo aderiu ao uso do celular e aprendeu a ler e enviar mensagens, aprovou a tecnologia a favor da saúde.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!