Por: Jacilio Saraiva
Os shopping centers estão oferecendo serviços ao consumidor pelo celular. Os centros de compras lançam aplicativos para smartphones que ajudam o visitante a encontrar lojas, comprar ingressos nas salas de cinema e pagar o estacionamento, sem precisar enfrentar filas nos guichês. Novos programas também permitem localizar veículos no estacionamento, traçar rotas nos corredores e encomendar refeições nas praças de alimentação.
Segundo André Ferraz, CEO da agência In Loco Media, especializada em apps para o varejo, uma das novas tendências no setor é o envio de notificações, para os telefones, com ofertas e promoções, no momento em que o usuário entra no shopping. O volume de usuários, por software, pode passar dos 30 mil.
Na capital pernambucana, o aplicativo criado pelo Shopping Recife permite pagar o estacionamento pelo celular, sem a necessidade de entrar nas filas dos caixas. O programa gratuito foi lançado este mês e já foi baixado por mais de 30 mil pessoas. O centro de compras tem mais de 450 lojas, dez salas de cinema e 5,8 mil vagas para veículos. Recebe 65 mil clientes, diariamente.
“O programa localiza lojas, compra ingressos para os cinemas e ajuda a encontrar vagas no estacionamento”, explica a superintendente do shopping, Danielle Viana.
Para quitar o estacionamento, basta fazer um cadastro, realizar a leitura do QRCode impresso no cartão do estacionamento ou digitar a numeração existente no documento. O serviço aceita quatro bandeiras de cartões de crédito. Em abril, o complexo no bairro de Boa Viagem também lançou um aplicativo que permite ouvir a programação da emissora de rádio do shopping.
Lançado no Shopping Plaza Sul, em São Paulo, para as compras de Natal de 2013, o app “Chega de Fila” foi disponibilizado este ano para as outras onze unidades da rede Sonae Sierra Brasil.
O programa, segundo a gerente de marketing Laureane Cavalcanti, permite trocar notas fiscais por cupons de sorteio, durante as temporadas de promoções. “É ideal para clientes com tempo limitado ou que não querem enfrentar as filas nos períodos de ofertas”, diz a executiva da Sonae. “É possível ainda cadastrar as notas de qualquer lugar, usando apenas o smartphone.”
Durante as campanhas do Dia das Mães e Dia dos Namorados, de abril a junho, foram feitos 5,9 mil downloads, em todos os shopping centers da Sonae. “Com o app, registramos a participação de 62% de novos clientes, que nunca haviam participado de outra promoção, e a troca de 62,2 mil notas fiscais.” Este ano, a Sonae deve lançar novos aplicativos, como um cardápio digital, para pedir refeições com antecedência, e um programa de serviços, com busca e lista de lojas.
Em julho, a Multiplan, com 18 shopping centers no Brasil, apresenta um app com informações sobre as unidades do grupo, como serviços disponíveis, listagem de lojas e compra de ingressos de cinemas. “Será possível também ver os trailers dos filmes em exibição”, diz Rodrigo Peres, gerente de marketing da Multiplan. Outros centros de compras também já lançaram seus primeiros aplicativos.
O Iguatemi Salvador, na capital baiana, além de um guia de compras, dá acesso a uma página de moda, na versão para tablets, assinada pela blogueira Martinha Fonseca. Em Goiânia, o Flamboyant, com 33 anos de atividade e mais de 250 pontos de venda, anuncia as promoções em andamento. Na capital mineira, o Shopping Cidade, com 143 lojas, oferece um programa para celular, em inglês, para os turistas que visitarão o empreendimento durante a Copa do Mundo. Uma das facilidades traça rotas dentro do centro de compras. Em Recife, um aplicativo do Shopping RioMar, que já tem 60 mil usuários, ajuda o consumidor a encontrar o carro no estacionamento de 6,2 mil vagas e traz os mapas de cada piso, inclusive indicações de banheiros e escadas rolantes.
Segundo Ferraz, da agência pernambucana In Loco Media (ex-Ubee), que criou a facilidade para o RioMar, um app para shopping center deve incluir recursos de localização “indoor”, exibição de ofertas e eventos nas lojas. “Também é útil incluir os horários das sessões de cinema e a localização do carro no estacionamento”, diz. Entre os novos recursos, um dos mais interessantes, segundo o especialista, é o envio de notificações com as ofertas do shopping, no momento em que o consumidor entra no local.
A startup carioca Dot Legend, especializada no desenvolvimento de software para o segmento de mobile shopping, também criou o Belezuca, um aplicativo de recompensas que premia clientes apenas por entrar em lojas. O sistema é semelhante ao americano Shopkick, das redes Best Buy e Macy’s. No Brasil, já funciona em unidades da rede Ancar Ivanhoé, que administra 22 shoppings no país, como o Nova América, na zona norte do Rio de Janeiro, com mais de 200 lojas. Ao juntar um determinado volume de pontos do programa, o usuário pode trocá-los por vale-compras ou créditos para celular. É possível levar um refrigerante de 300 ml por 750 “belezucas”. A ideia também é ajudar o varejista a traçar o perfil dos clientes que frequentam os estabelecimentos e criar campanhas direcionadas.
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