Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), transações com cartões devem movimentar R$ 1 trilhão em 2014
Por: Alice Pinha
O ecommerce cresce a cada dia e com ele o mercado de meios de pagamento. Nos últimos anos a expansão de novas soluções de pagamento em dispositivos móveis também contribuiu para alavancar esse mercado e dar a ele um diferencial: a presença no offline. Por um lado os intermediadores foram estimulados a desenvolver novas tecnologias, por outro, o surgimento delas trouxe novas oportunidades para pequenos e médios negócios.
Segundo Marcelo Noronha da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a perspectiva para 2014 de crescimento nas transações com cartões de débito e crédito deve atingir R$ 1 trilhão, uma alta de 17,1% em relação ao ano anterior. “A tendência é uma penetração ainda maior [dos cartões] em todos os países, mas ainda mais no Brasil, onde o setor investiu fortemente na captura”, declarou.
O uso cada vez mais frequente desses meios de pagamento faz com que esses pequenos empreendimentos precisem oferecer essas soluções e procurem alternativas mais simples e econômicas no mercado. Esse empreendedor não pode perder tempo com aplicativos ou máquinas de pagamento complexas. Ele precisa cuidar do negócio dele, por isso essas soluções devem ser pensadas para serem usadas de forma intuitiva.
No ambiente online, pode ser interessante para esse empreendedor conhecer um pouco mais sobre os intermediadores e as soluções de pagamento. Se a necessidade dele é solucionar todas as problemáticas da transação de uma única vez essas empresas podem ser uma boa opção por realizarem serviços como gestão de risco para análise de transações fraudulentas, gestão de disputa entre cliente e vendedor, ferramentas online para recebimentos mensais, semestrais ou anuais e vendas por comissão. Outra vantagem é pagar taxas apenas pelas transações de fato efetuadas e poder oferecer mais opções de pagamento (cartão de débito e crédito, boleto, etc), aumentando a conversão de vendas.
Mercado de assinaturas online cresce 219% em 2013
Se o número de cartões de crédito aumentou, a procura por serviços de assinaturas também. Isso porque o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido do brasileiro para contratar esse tipo de serviço. Se, por um lado o assinante ganha a comodidade de receber o produto ou serviço em casa, por outro o vendedor passa a ter receita contínua e não precisa concentrar todos os investimentos na prospecção de clientes.
Com exceção de grandes negócios como Netflix e Amazon (que também já possui parte de sua receita baseada na economia da recorrência) o mercado de assinaturas é movimentado por profissionais liberais, startups, small business, ONGs e plataformas de financiamento colaborativo. São professores, dentistas, profissionais da saúde, donos de clubes de bebida, taxistas, personal trainers e pequenos empresários com demandas novas de tecnologia. O desafio agora é atender cada um deles.
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