Por: Fabio Jorge Celeguim
Captar candidatos diferenciados é uma busca constante de qualquer gestor. Reter talentos é meta recorrente de todas as empresas. Mas sempre fica no ar uma questão: o que é um talento ou um candidato diferenciado? Quais são as habilidades ou atributos que diferenciam um colaborador dos demais e faz com que ele seja qualificado como talento?
Óbvio que não existe uma única resposta correta. As habilidades e atributos que fazem com que o colaborador seja considerado um talento estão muito ligados as demandas da empresa no momento e a cultura da empresa. O talento para a empresa A, que tem um perfil empreendedor, que é focada no crescimento e que tem o ganho de market share como driver é diferente do talento para a empresa B que ao contrário do caso anterior é uma empresa conservadora que preza pelo atendimento individualizado e que tem a individualização do atendimento como principal driver.
Para ajudar a responder a essa questão diversos estudos e pesquisas já foram feitos e gostaria de compartilhar com todos os resultados de um desses trabalhos que recebi de um amigo da Robert Half. Esse quadro é o resultado de uma pesquisa feita com 100 Diretores de Recursos Humanos visando identificar os atributos que melhor descrevem os funcionários de alto desempenho.
Mesmo sabendo das diferenças entre os perfis de empresas comentados acima parece que relacionamento, foco em resultados e habilidade comercial e de persuasão ainda encabeçam a “lista de desejos” dos principais recrutadores do país.
A minha “lista de desejos” difere da apresentada na pesquisa em apenas um ponto relevante. Na minha opinião faltou na lista o “sentimento de dono”. Aquele sentimento que apenas alguns colaboradores tem e que se materializa no “olhar do dono, que engorda o porco”.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.