De acordo com uma pesquisa da consultoria Right Management, feita com 325 empregadores americanos, os trabalhadores estão ficando mais tempo no escritório do que ficavam em 2008, ano da crise econômica global.
Segundo o estudo, 67% dos entrevistados afirmam que os empregados estão passando períodos consideravelmente mais longos em seus escritórios. 23% negam a maior jornada de trabalho, e 10% acreditam que o horário tenha ficado “um pouco mais” longo.
Segundo Sueli Aznar, consultora em transição de carreiras da Right Management, a realidade também se aplica ao Brasil, principalmente porque, diz ela, somos menos organizados.
“Os brasileiros têm uma grande dificuldade em dizer ‘não’ e impor limites”, explica.
Veja abaixo algumas dicas para fugir das longas jornadas de trabalho:
NÃO ACEITE TUDO
Colocar limites pode parecer difícil, mas é necessário para que você não sobrecarregue sua jornada. É preciso aprender a dizer “não”.
CUIDADO COM A TECNOLOGIA
“Hoje em dia, a tecnologia faz com que a gente leve o trabalho para fora do escritório: o celular do trabalho, o notebook para checar e-mails etc. Também é preciso se desligar”, diz Aznar.
COMPARTILHE SUA AGENDA
É simples e funciona. Comece a compartilhar sua agenda com a equipe. Se as pessoas já souberem quais horários você tem reservados, começarão a se organizar melhor para falar com você ou te pedir coisas.
SEPARE UM TEMPO
Ser assertivo é essencial. Separe determinados horários para ler e-mails, fazer reuniões, ler jornais etc. Se você cumpri-los, não terá problemas por acumular as tarefas ou deixa-las de fazer porque está sobrecarregado.
ESQUEÇA O ‘WORKAHOLIC’ QUE EXISTE EM VOCÊ
Segundo Aznar, as empresas precisam começar a apontar o perfil de “workaholic” (profissional viciado em trabalho) como algo não desejado. “Nós queremos que nossos executivos cumpram suas obrigações, mas para isso, precisamos dar tempo para ele descansar ou se divertir.”
DELEGUE FUNÇÕES
Se você está em uma posição de liderança, pode delegar funções para a sua equipe. Não adianta ser um chefe querido se você deixar de atender coisas importantes porque não tem a competência de delegar.
NÃO PROCRASTINE
Seja assertivo nas suas funções, cumpra sua agenda e não deixe as coisas para depois. “Quando um e-mail chega com um pedido, ou você resolve na hora, ou delega essa função para outra pessoa. Não deixe para depois”, diz Aznar.
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