Por: Marcelo Fernandez
As novas tecnologias e os serviços na nuvem (Cloud Computing) são uma nova tendência que já iniciaram e geram muitas oportunidades e desafios para as empresas.
Sem entrar a fundo nas questões técnicas, o que queremos analisar aqui é a oportunidade e a visão. Sem sombra de dúvidas, a mudança consiste principalmente em fazer menos inversões de capital e mais despesas de operação (Opex vs Capex) com as vantagens e desvantagens que trazem de acordo com o tamanho, os volumes de capital, a estandardização e o tempo de mercado.
Definitivamente, para uma empresa de tamanho pequeno, ter grandes despesas com equipes que após alguns anos ficam obsoletas é um modelo difícil de manter, mas este tipo de soluções na “nuvem” são de fácil migração, baixo custo de aquisição e são efetivos. Apesar da perda de controle e do alto custo de operação que geram, parecem ser uma boa oportunidade para PMEs e empresas médias.
Em casos de empresas cujo negócio principal é o outsourcing (terceirização) de serviços, partimos de uma necessidade diferente, onde o núcleo do negócio está relacionado a ter tudo dentro da empresa e baixo custo por contato. Nestes casos os serviços na nuvem geram maior custo operacional, de modo que o custo final para o cliente é maior, sendo isto (de maneira simplificada) um impedimento na hora de utilizar cloud computing.
Mas não devemos deixar de lado outras vantagens que brindam com a flexibilização na contratação de diferentes soluções e fornecedores para cada canal, com a necessidade de grande integração de informação que é indispensável dentro da ótica multicanal do cliente.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.