Dec
10

Crédito para o varejo cresce no final deste ano

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Folha de S.Paulo
09 de dezembro de 2013 - 18:04

Credito-para-o varejo-cresce-no-final-do-ano-televendas-cobranca-oficial

O volume de crédito oferecido pelas instituições financeiras ao consumo no varejo neste final de ano deverá ser maior do que em 2012.

A Losango, promotora de vendas do Grupo HSBC, no último trimestre deste ano, vai oferecer às redes varejistas em todo o Brasil R$ 1,15 bilhão, 15% a mais em relação ao que foi disponibilizado em 2012.

“Esse período do ano é o mais aquecido para o varejo”, lembra Hilgo Gonçalves, executivo-chefe da Losango.

“Esperamos ter um crescimento interno neste ano de 6%. O primeiro semestre de 2013 foi mais difícil”, afirma Gonçalves.

Credito-para-o varejo-cresce-no-final-do-ano-televendas-cobranca-interna-1

A maior oferta de crédito possibilita aos lojistas oferecerem mais opções e prazos mais longos de pagamento ao consumidor final para a aquisição de bens.

As operações são feitas por meio do CDC (Crédito Direto ao Consumidor), cartões e empréstimo pessoal.

Além de parcerias com grandes varejistas, a promotora de vendas trabalha também com empresas do setor varejista de pequeno e médio porte em mais de 2.000 municípios de todo o Brasil.

A maior atuação da financeira concentra-se nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e materiais de construção, que representam 60% dos seus negócios.

Demanda reprimida

Apesar do grande potencial de desenvolvimento do mercado de microcrédito no Brasil, as instituições financeiras ainda operam de maneira incipiente no fornecimento desse serviço.

É o que revela um estudo do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento), desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral, que será divulgado amanhã.

“As instituições precisam sair da zona de conforto e promover adequações para facilitar o acesso a esse produto”, afirma Fernanda Gimenes, coordenadora da câmara de finanças sustentáveis do CEBDS e responsável pela elaboração do estudo.

Credito-para-o varejo-cresce-no-final-do-ano-televendas-cobranca-interna-2

“O microcrédito é destinado a um público que exige uma metodologia diferente e um acompanhamento maior ao longo do financiamento.”

Educação financeira, capacitação dos agentes de créditos, proximidade com o cliente e monitoramento são algumas mudanças propostas pelo documento.

“O microcrédito está entre as mais promissoras estratégias de combate à exclusão social”, afirma Marina Grossi, presidente do conselho.

“Diferente das iniciativas filantrópicas, ele gera benefícios para todos os envolvidos –empreendedores e vizinhos, empresas e governos.”

O relatório também aponta como entrave o baixo incentivo da regulamentação atual à concessão do serviço.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: