Pesquisa mensal da Serasa Experian aponta para níveis menores de contas em atraso no pagamento no segundo semestre. O Indicador de Perspectiva de Inadimplência do Consumidor, divulgado hoje pela empresa, recuou 1,4% em março ante fevereiro, para 98,2 pontos. É a oitava queda mensal consecutiva desde que o índice atingiu 109 pontos em julho de 2011.
De acordo com a Serasa, o recuo do indicador, que procura antever como se comportará a inadimplência num horizonte de seis meses, sinaliza que o patamar de contas em atraso dos consumidores estará menor no segundo semestre deste ano em relação aos níveis apresentados nos primeiros seis meses de 2012.
A Serasa credita o cenário mais positivo ao menor ritmo de crescimento do endividamento do consumidor, maior rigor na concessão de crédito por parte dos agentes financeiros e à continuidade dos ganhos salariais acima da inflação.
Inadimplência das empresas
Na direção contrária, o indicador de perspectiva de inadimplência das empresas cresceu 0,8% em março de 2012.
Embora tenha sido a menor taxa de expansão em seis meses, a Serasa avaliou que o “o lento processo de reativação do crescimento econômico, o nível ainda elevado da inadimplência dos consumidores e a fraca conjuntura internacional tenderão a manter pressionado o nível de inadimplemento das empresas ao longo dos próximos meses.”
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