Por: Cibelle Bouças
O avanço do uso de serviços gratuitos de mensagens, como Facebook Messenger, WhatsApp e WeChat não tirou a graça das tradicionais mensagens de texto (SMS), oferecidas pelas operadoras. O estudo “Monitor Acision de VAS Móvel (Mavam)”, realizado pela Acision Innovation Assured, Quanti e Convergencia Research, revelou que o uso de SMS cresceu no Brasil este ano e, em média, donos de smartphones usam mais esse serviço que usuários de celulares simples.
Para a pesquisa, foram ouvidas 1,5 mil pessoas no paÃs, das quais 68% possuÃam smartphone e 32%, celulares. Entre os entrevistados, 92% informaram ter trocado mensagens de texto nos últimos três meses. Entre usuários de smartphones, 95% usaram SMS, ante 88% dos usuários de celulares comuns.
O Ãndice de usuários dos serviços de mensagens instantâneas também é alto. Esses aplicativos são voltados apenas para smartphones. Entre os donos desses dispositivos, 98% usam pelo menos um aplicativo de mensagens instantâneas. Os serviços mais usados são o Facebook Messenger (adotado por 69% dos entrevistados), WhatsApp (35%), Twitter (27%), Google Talk (22%) e Skype Messenger (21%). Entre os usuários, 63% adotam mais de um serviço de mensagens instantâneas por dia.
O volume de mensagens trocadas é maior no caso dos serviços gratuitos de mensagens instantâneas: a média por usuário é de 29 mensagens por dia, ante aproximadamente três por dia, no caso de SMS (94 por mês).
De acordo com a Acision, os consumidores preferem as mensagens instantâneas porque não têm custo e permitem saber se o destinatário está disponÃvel. Para a consultoria, os serviços de SMS e mensagens instantâneas são complementares, sendo que o SMS geralmente é usado para comunicar assuntos mais sérios.
As mensagens fazem parte dos serviços de valor adicionado oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel. No segundo trimestre deste ano, esses serviços geraram para as operadoras uma receita de R$ 3,57 bilhões, o que representou um aumento de 25,51% em relação ao mesmo intervalo de 2012. Com esse desempenho, os serviços de valor adicionado representaram em média 25% da receita das teles, sendo que na Vivo esses serviços representaram 32% da sua receita de telefonia móvel.
Entre os serviços de valor adicionado, o SMS teve incremento de 10,9% em receita, para R$ 1,18 bilhão. A internet móvel aumentou 24,7%, para R$ 2,06 bilhões.
Ao todo, o mercado de telefonia móvel no paÃs cresceu 4,76% em receita no segundo trimestre, para R$ 14,17 bilhões. Os serviços de voz apresentaram retração de 0,77%, para R$ 10,6 bilhões, provocada pela redução das tarifas de interconexão. As vendas de aparelhos nas lojas das operadoras aumentaram 46,34%, para R$ 1,61 bilhão.
O estudo também avaliou o comportamento dos usuários de smartphones. As atividades mais citadas são acesso a redes sociais (77% dos entrevistados), consulta de e-mails (76%), pesquisas (68%), serviços de mensagens (66%), leitura de notÃcias (61%) e uso de serviços de mapas (57%). A pesquisa mostrou ainda que 42% dos usuários fizeram compras do dispositivo móvel nos últimos três meses e 37% realizaram atividades bancárias, como consultas de saldos e extratos da conta, saldo do cartão de crédito, pagamento de contas e transferências de dinheiro.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notÃcias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.Â