Há mais de uma maneira de realizar muitas coisas ao mesmo tempo. No entanto, ser um profissional multitarefa pode fazer de você um profissional menos eficaz
Ser um profissional multitarefa virou exigência básica para trabalhar. Muitos estudos apontam, no entanto, que a ideia de que somos capazes de fazer tudo ao mesmo tempo e com eficiência não passa de um mito.
O pesquisador em neurologia Earl Miller do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, afirma que o cérebro humano não é capaz de focar a atenção em duas ou mais coisas ao mesmo tempo. O que faz é mudar o foco com uma rapidez incrível.
Imagine uma bola de ping pong pulando de um lado para o outro em uma mesa. Agora, imagine que está bola não está sozinha e outras duas ou três também pulam ao mesmo tempo. É assim que funciona o nosso cérebro nas multitarefas. Não dá para focar nos movimentos de todas as bolas ao mesmo tempo.
Engana-se quem pensa que fazer várias coisas ao mesmo tempo economiza tempo. O córtex frontal “entope” de tantas informações desacelerando a nossa atividade cognitiva. Ficamos mais lentos, menos eficientes e mais propensos a cometer erros.
Para deixar de ser um profissional multitarefa comece por organizar o seu trabalho. Eleja uma ordem de prioridade para fazer as coisas. Comece pelo o que é mais importante e não pare até concluir. Seu cérebro agradece.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Bom dia!!!
Adorei o assunto, muito relevante…acredito que uma dica importante, seria priorizar as demandas originadas pelo seu chefe. As vezes o que é mais importante pode levar mais tempo, e outras demandas não tão menos importante que levam bem menos tempo pode ser realizadas primeiro….
MJN