Organizações podem se beneficiar com reputação, ratings de crédito e acesso a recursos financeiros
Por: Laura Martins
As novas exigências da Basileia III para as instituições financeiras podem apontar oportunidades para as empresas que saírem na frente e de maneira agressiva na maturação da gestão de riscos. Estas organizações deverão se beneficiar com melhor reputação, melhores ratings de crédito e acesso a recursos financeiros em maior quantidade e menor custo.
De acordo com Lucio Anacleto, sócio da KPMG no Brasil – responsável pela área de Financial Fisk Management, é preciso que os bancos entendam, primeiro, a diferença entre Gestão eficaz de capital e Gestão eficiente de capital.
Enquanto a primeira está em conformidade com os requisitos regulamentares e possui suficiência de capital para suportar o negócio e os riscos assumidos. A segunda, em compensação, traz otimização da utilização do capital, retorno ajustado ao risco, alinhamento com a estratégia de negócios e apetite ao risco.
Dentro desta Gestão eficiente é preciso que haja um Plano de Capital que deve conter, ao menos, os fatos relevantes (positivos e negativos); ameaças e oportunidades; projeções de receitas/despesas e ativos/passivos; riscos de negócios (ambiente econômico e regulamentar); metas de crescimento e de participação de mercado; segmentos visados pela instituição e produtos destinados a cada um deles; política de distribuição futura de dividendos e de pagamento de juros sobre o capital próprio.
As empresas devem ter uma equipe focada neste plano, principalmente por ele não ser estático e precisar de monitoramento e revisão periódica. Para que o documento seja preciso e de boa qualidade, segundo o executivo, ele deve estar alinhado aos processos e informações utilizadas para gestão de riscos.
Entre as variáveis que influenciam o plano de capital está o risco de crédito, risco de mercado, risco operacional, outros riscos. Além de ativos, passivos, lucro, prejuízo, financiamento, patrimônio líquido e reservas.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Ótimo artigo!