Por: Gláucia Civa
O Terra Networks migrou seis aplicações – CRM, faturamento, inventário, publicidade, carteira e bilhetagem – em quatro meses ao substituir sua antiga estrutura de Business Intelligence, segmentada em ETL Power Center, DW Oracle e BI SAP/BO, pelo BI sueco QlikView, em um projeto da gaúcha iMaps.
O novo BI estreou no portal e provedor de Internet controlado pela Telefônica em fevereiro de 2013, com um dashboard de publicidade para o comitê executivo da empresa.
Quatro meses depois, a companhia já tinha no QlikView suporte às análises de faturamento e carteira.
Agora, a empresa trabalha para consolidar todas as demais funções da plataforma de aplicações de Business Intelligence na nova estrutura.
Segundo Rafael Kuhn, diretor de Tecnologia do Portal e Produtos do Terra, hoje a empresa tem a possibildiade de entregar a ferramenta de BI na mão do usuário, eliminando a excessiva dependência da TI.
O executivo destaca, ainda, que, a ferramenta ampliou a capacidade de entrega de informação aos gestores e decisores da companhia, devido à estrutura multi-dispositivo.
O fim da necessidade de ferramentas específicas de ETL e banco de dados também são benefícios ressaltados pelo diretor.
Autora do projeto de migração para o QlikView no Terra, a iMaps tem sede em Porto Alegre e uma carteira recheada de clientes de peso.
Outra que adotou o BI com implantação da companhia porto-alegrense há pouco foi a AGCO, fabricante de máquinas agrícolas que teve receita de US$ 2,4 bilhões no primeiro trimestre de 2013, alta de 5,7% ano/ano.
O projeto, realizado para a subsidiária brasileira da companhia, foi concluído em três meses, envolvendo ferramentas de marketing, finanças e tecnologia, e entrou em produção em março deste ano.
De acordo com Felipe Soares, diretor de TI da AGCO, hoje o BI sueco é utilizado em funções de marketing, análise de execuções e alcance de preços, margens e consolidações, além da área de controladoria.
O executivo também ressalta a gama de possibilidades de visualização de dados e análises da ferramenta entre as características que determinaram sua escolha.
“O sucesso do projeto, desde a sua concepção, é atribuído ao alinhamento com o negócio, velocidade de implentação da ferramenta e qualidade da entrega”, conclui Soares.
Outros clientes, como CIEE-RS, Ferramentas Gerais e Ministério Público do Rio Grande do Sul, também são cases recentes de implantações do QlikView pela iMaps.
A carteira de atendidos pela companhia porto-alegrense se completa com nomes como Rede Capta, Comil,Hoepers, Service e Piá, entre outros.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.