Muitas empresas jovens recebem suas novas contratações e acabam “jogando nas costas” de alguns colaboradores. Isso até pode funcionar em empresas pequenas, que estejam iniciando, mas isso se torna cada vez mais difícil quando sua empresa cresce acima de 25 funcionários. Veja a seguir algumas lições aprendidas pela Slingshot SEO, para desenvolver um programa oficial de boas vindas.
1) Separe uma semana inteira para o programa
No começo, isso pode ser frustrante para o empregador, afinal, você quer que seus colaboradores comecem a ser produtivos o mais rápido possível. Mas este pequeno investimento não só tornará seu novo colaborar mais produtivo como manterá sua equipe mais produtiva, já que ela não será responsável por passar algumas horas do dia com o novo colaborador. Descobrimos que leva uma semana inteira para apresentar adequadamente os funcionários à empresa e para que compreendam a marca.
2) Ofereça treinamento adiantado
Treinamento sobre a sua marca é um passo importante para manter a consistência em toda a organização. Isso permite que novos funcionários falem de maneira espontânea sobre a marca, uma habilidade normalmente reservados para os funcionários experientes. Isto vai dar aos novos funcionários a capacidade de falar sobre a sua marca de forma inteligente e até mesmo para contribuir com conteúdo para o site da empresa.
Comece construindo um manual de identidade da marca, com diretrizes detalhadas. Defina especificidades da marca, como sua missão, visão, valores e personalidade. Também inclua detalhes sobre a mensagem da marca, começando com a sua “ideia”, proposta de valor, história da marca, e detalhes sobre o “seu time” e clientes ideais. Um profissional experiente de seu departamento de RH deve escrever este documento como um guia para o seu treinamento.
3) Use seus melhores colaboradores como treinadores
Uma equipe de treinamento em tempo integral não é necessária em empresas com menos de 100 funcionários. Os melhores funcionários de cada departamento são geralmente capazes de contribuir para o seu treinamento de boas vindas. Selecione representantes de cada departamento, os mais entusiastas, engajados e experientes. Esses valores irão facilitar uma apresentação emocionante e divertida da sua empresa.
4) Fazer as apresentações departamentais
Antes de construirmos nosso processo de treinamento de boas vindas, percebemos que muitos funcionários – alguns que já estavam conosco há meses – sabiam pouco a respeito de outros departamentos da empresa. Este tipo de desconexão promove silos organizacionais, que podem espremer a empresa. As apresentações departamentais durante o treinamento de boas vindas permite que os funcionários entendam como eles se encaixam no todo.
Cada representante de departamento deve apresentar aos novos funcionários as funções, propósitos e visão geral de seus departamentos específicos. Quando combinado com o treinamento da marca, estas apresentações irão proporcionar uma visão holística de sua organização.
5) Não esqueça da diversão!
O treinamento de boas vindas pode ser divertido e inspirador. Acrescente ao processo, competições, jogos de perguntas e feedback, desta forma você irá manter os novos funcionários engajados e motivados com suas novas funções. Minha parte favorita é no último dia, quando nossos novos colaboradores jogam Jeopardy Slingshot. Um jogo ou um desafio é uma forma divertida de questionar os funcionários sobre os valores da marca e os processos departamentais.
Não importa se a sua empresa é uma start-up ou uma empresa em crescimento, dedicar tempo e empenhar-se no processo de boas vindas ajudará seus novos funcionários a começar com o pé direito.
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