Bancos poderão estabelecer prazo de pagamento e taxa de juros
A máquina de débito, também denominada POS (point of sale), terá a opção crediário a abrigar qualquer bandeira de cartão, informa Marcelo Noronha, diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviço (Abecs).
Na opção crediário, a compra poderá ser parcelada em até 12 vezes, a taxa de juros a ser definido pelo emissor. “Cada banco terá sua política e taxa. O adquirente ou credenciador vai definir o padrão. A tendência é que ao longo do tempo tenhamos um incremento do tema do crediário, que vai em benefício do consumidor e do estabelecimento comercial”, explica Noronha.
Conforme Noronha, a padronização já está em desenvolvimento pela indústria de cartões. Há um comitê responsável pela implementação desse processo na Abecs. “O ideia de ofercer crediário no cartão é levar mais um benefício para o pagamento do consumidor. E também para o estabelecimento comercial que irá receber para poder financiar a sua venda de acordo com o padrão de cada banco. Quanto a taxas e prazos, os bancos vão poder oferecer 12 meses ou 24 meses e padronizar de acordo com cada setor. Para material de construção haverá um padrão, assim como para outros setores da economia”.
Na compra parcelada, o lojista irá receber pela venda em um prazo muito mais curto. Conforme Noronha, do ponto de vista setorial cerca de 1% das transações efetuadas com cartão de crédito é feita de maneira parcelada com juros. “Toda a decisão do cliente de fazer o parcelamento com juros acontece na hora do vencimento da fatura”, conta o diretor-presidente da Abecs.
Para operacionalizar o crediário em cartões, haverá uma padronização do lado dos adquirentes, do lado dos bancos, orientação para os consumidores, portadores de cartão, e para os estabelecimentos comerciais.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.