Jun
18
17 de junho de 2013 - 18:55

Empresas-que-analisam-dados-sao-mais-lucrativas-televendas-cobranca

Estudo mostra que as organizações de maior crescimento e com melhor desempenho são as que se apoiam em informações úteis para tomada de decisão.

Por: Thor Olavsrud, CIO/EUA

Novo estudo da Economist Intelligence Unit identificou uma sólida relação entre o crescimento dos lucros das empresas e a utilização da análise de dados no planejamento estratégico. As organizações de alto crescimento são aquelas com melhor desempenho na análise de dados e no seu uso para a tomada de decisão.

Patrocinado pela Wipo, desta vez o trabalho abrangeu 318 executivos nível C e atesta que as empresas com crescimento médio de mais de 10% no EBITDA durante os últimos três exercícios financeiros são aquelas mais predispostas (58%) a analisarem várias fontes de dados – face às de crescimento mais fraco (43%).

Em março, um outro estudo da Economist Intelligence Unit, ouvindo 530 executivos seniores da América do Norte, Ásia/Pacífico, Europa Ocidental e América Latina, de diferentes segmentos industriais, e patrocinado pela Tableau Software, já havia revelado que tomar decisões executivas e trabalhar nelas com base nos dados é bom para os resultados finais de uma empresa. Empresas que abraçaram uma cultura orientada a dados — classificando-se como substancialmente à frente de suas concorrentes em sua utilização de dados — possuem três vezes mais probabilidade de classificarem a si mesmas como substancialmente à frente de suas concorrentes quanto ao desempenho financeiro.

O novo estudo também mostra que as organizações de crescimento mais elevado se consideram mais eficazes (81%) em extrair informações úteis a partir das suas análises. E 57% das empresas  com um crescimento de EBITDA mais baixo também consideram-se eficazes nesse campo.

Mas, o mais importante, é a probabilidade de terem mudado a maneira de lidar com decisões estratégicas, como resultado de terem mais dados: 50% concordam com isso face a 36%. No mesmo grupo, 60% notaram que também melhoraram a tomada de decisões estratégicas, como resultado de uma melhor análise –face a 38%.

Três setores se destacaram nos resultados do novo estudo como estando mais preparados para o aumento da utilização de dados para análise e para a tomada de decisões estratégicas: o de serviços financeiros (22% têm uma estratégia de gestão de dados bem definida), o de tecnologia (30%) e o de serviços profissionais (40 %).

As referidas estratégias de gestão de dados são menos frequentemente usadas no setor industrial (16%) e entre os varejistas (13%).

Outros dados do estudo:

- clarificar a utilidade dos dados está no topo da lista de desafios de 40% dos entrevistados;

- perto de 34% dos entrevistados disseram estar preocupados com a possibilidade de a qualidade das suas decisões serem prejudicadas pela sobrecarga de dados.

- 68% dos inquiridos pensam que a sua estratégia melhorou nos últimos dois anos, como resultado da coleta e análise de um maior volume de dados;

- 18% nota uma melhoria significativa na estratégia, e muito poucos descobriu maneiras de utilizar os dados para fazer transformações genuínas no negócio.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: