Empresas e consultorias de RH (recursos humanos) usam rotineiramente as redes sociais para divulgar suas oportunidades de emprego.
Segundo o diretor de mídias sociais do Kekanto, Ricardo Azarite, há formas das pessoas usarem melhor as redes sociais para encontrar seu emprego. Veja abaixo cinco dicas.
1. Aprenda a usar buscas
Segundo Azarite, as buscas nas redes sociais podem ser sempre refinadas. Por exemplo, a expressão “oportunidades de emprego” traz vários posts que necessariamente não falam de vagas de emprego.
“O candidato tem que ir testando as melhores palavras ou expressões para encontrar a vaga que deseja. Gastar uma tarde com isso já resolve”, orienta.
O Twitter, por exemplo, tem ferramentas de semântica de busca que auxiliam na procura. A palavra “OR” entre duas palavras traz todos os posts que contenham uma ou outra. Já uma palavra entre ” ” traz todos os posts que tenham exatamente a expressão, como “analista de crédito”. Também é possível misturar os dois comandos: “analista de crédito” OR “analista financeiro”.
E o Twitter tem o comando “-” para eliminar todos os posts que tenham a palavra, como “-temporário”, que vai trazer todos os posts não relacionados com vagas temporárias.
2. Uso de feeds
Cada área profissional ou rede social tem palavras-chave de buscas mais fortes. O usuário das redes sociais pode usar os recursos RSS para criar “feeds” de notícias que lhe interessarem.
“Sites como blogs e o Twitter têm isso. O usuário recebe um aviso automático quando o assunto que deseja aparece”, explica.
3. Cuidado com seus perfis
As empresas e RHs já monitoram as redes sociais dos candidatos, portanto, é esperado que a pessoa tenha um perfil semelhante à empresa ou vaga escolhida.
Em redes sociais mais profissionais, como o LinkedIn, também se exige mais seriedade. Além disso, se verifica quais grupos o usuário assina e como é sua participação.
“Perfis no Twitter ou Facebook que só têm besteiras ou mesmo conteúdo não ético ou preconceituoso tendem a barrar a contratação”, diz.
4. Mantenha dados atualizados
Informações acadêmicas e profissionais atualizadas também devem constar nas redes sociais dos candidatos. “Pode ser um chamariz maior ou item de eliminação de candidatos”, analisa.
5. Não ficar restrito a uma opção
Redes sociais como Twitter têm mais vagas porque são mídias sociais feitas para divulgação rápida. Porém, dependendo da área profissional as vagas podem estar em mais locais da internet.
“O candidato deve olhar todas as redes sociais populares, como Facebook, Twitter, Google +, Orkut, entre outras. Também deve-se ficar atento para blogs profissionais e grupos de discussão.”
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