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Como fazer negócios no Linkedin

por: Afonso Bazolli
fonte: Programa Cases
05 de maio de 2013 - 16:44

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Em nosso primeiro artigo, falamos sobre a importância do Linkedin no mundo corporativo. Empresas tem usado a rede para contratar novos talentos, e os usuários para conseguirem novos empregos. Isso já é um fato. Como você tem usado essa ferramenta? Eu, por exemplo, tenho usado para fazer negócios. Apresento meus seminários de vendas, meu programa na Record News, e como última ação, lançarei meu e-book no Linkedin. As respostas tem sido excelentes. Estamos negociando um Workshop em Luanda com contatos iniciados aqui no Linkedin. A reação das pessoas com quem falo sobre essa rede social é: Não sei usar muito bem. Dá resultados?

Se você gosta de navegar usando as redes sociais e pretende ganhar dinheiro, especialmente no Linkedin, é preciso levar algumas dicas em consideração.

1- Tenha seu perfil atualizado.

Parece uma informação óbvia, mas tenho visto que um grande número de usuários não se preocupa com isso. Seus perfis são vagos e deixam espaço para dúvidas. Outra coisa importante, por favor, se decidir postar sua foto, não use o computador para tirar sua foto. Fica parecendo aquelas fotos de “procura-se!”.

2- Ao abrir sua conta não a deixe em “banho maria”.

Não há milagres, é preciso começar a interagir. Deixe comentários positivos, participe das discussões, crie um grupo ou participe de grupos de seu interesse. Você poderá participar de até 50 grupos. Essas ações farão com que se torne relevante. Aos poucos, sua presença começará a ser apreciada. Não adianta dizer que não tem tempo. Estamos falando em fazer negócio. Assim, reserve algum tempo para isso. Uma dica é usar seu smartphone em horários considerados “tempo morto”. Eu deixo para interagir logo cedo pela manhã, pelo celular e à noite quando chego. Outra dica é usar aplicativos para fazer posts programados.

3- Postagem de assuntos sem regras.

Um dos erros mais comuns dos “novos usuários” é inundar a timeline com propaganda vazia ou mesmo com artigos compartilhados. Isso pode causar indigestão virtual. Calma, assim como nos alimentamos de forma regrada e organizada, aqui é a mesma coisa. É desagradável lidar com usuários que postam centenas de vezes ao dia. O resultado é a rejeição.

4- Quando alguém compartilha seu artigo.

Quando publicamos algo relevante e de interesse, é muito comum vermos esse artigo “pipocar na rede”. Isso é excelente, pois o tornará um “formador de opinião”. Entre em contato com as pessoas, agradeça, interaja. Seja gentil, educado. Evite a arrogância e a prepotência.

5- Apresente seus serviços/produtos.

O ideal é que faça isso quando estiver conversando, interagindo com suas conexões. Também, se quiser investir, pode usar os links patrocinados do Linkedin. Embora seu valor por clique seja um dos mais caros, seu público, no entanto, é altamente qualificado.

6- Convidar pessoas.

Diferente de outras redes sociais, no Linkedin, você terá um número limitado de convites a fazer. Portanto, aproveite para convidar pessoas que tenham a ver com seu negócio ou profissão. O mesmo é válido quando receber solicitação de pessoas querendo entrar em sua conexão. Isso fará com sua rede de conexões se transforme num potencial gigante para alavancar negócios.

Acredito que essas sejam as dicas mais importantes para que sua atividade no Linkedin o leve a fechar algum negócio. Caso seu interesse seja apenas para conseguir novas oportunidades de trabalho, vale a pena as dicas 2 e 3. E lembre-se, aqui você não tem seguidores, e sim conexões. E quanto mais conexões tiver, mais relevante se tornará.

Um grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

Fonte: http://www.programacases.com.br

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